Publicidade
sexta-feira, 20 setembro 2024
Publicidade
HomeDistrito Federal36ª Feira do Livro de Brasília vai até dia (26)

36ª Feira do Livro de Brasília vai até dia (26)

A tradicional Feira do Livro de Brasília (FeLiB), que este ano segue para sua 36ª edição entre os dias 17 e 26 de junho abraçando o tema O Quadrado, O Quadradinho e a Leitura… Sempre em Frente. O evento, que é realizado no Complexo Cultural da República, é uma iniciativa do Instituto de Produção Socioeducativo e Cultural Brasileiro (IPCB), com fomento da Secretaria de Turismo e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec). A entrada é franca.

Entre os grandes homenageados desta edição estão o ilustrador e escritor brasiliense Roger Mello, o artista visual e ex-diretor da Biblioteca Nacional Antônio Miranda, além do programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa Mala do Livro, que há mais de 30 anos leva acesso a milhares de leitores no DF.

Renovação

A edição deste ano da FeLiB surge renovada, trazendo como novidades para os visitantes: três eixos de curadoria que relacionam a leitura com ambiente familiar, escolar e autoral. Daí a criação de espaços como Praça Família + Leitora, Sesc Vitrine Literária, Quadrinho + Autoral, Beco dos Quadrinhos e Espaço Casa do Cordel, estes três últimos dedicados a mostras de HQs, xilogravuras, sessões de autógrafos e lançamentos literários.

Composto por quatro carretas, o Território Senac irá promover atividades e oficinas de informática, gastronomia, beleza e moda. Já o Detran-DF converterá a FeLiB em uma cidade orientada para promover a conscientização e a educação para o trânsito. E o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) oferecerá ao público uma programação inédita de educação patrimonial. As histórias em quadrinhos, os encontros com autores, as contações de histórias, as atividades artísticas para bebês e crianças e as oficinas arte-educativas terão destaque na programação.

Origem

Criada em 1982, a Feira do Livro de Brasília celebra 40 anos de existência com 36 edições realizada, sendo um dos eventos culturais do DF de maior longevidade. A ideia surgiu pela iniciativa de um grupo de livreiros, educadores e bibliotecários que objetivaram promover a cultura do livro e da leitura no Distrito Federal. Desde 2002 faz parte do calendário oficial de eventos do DF, tendo recebido renomados escritores como Jorge Amado, Ana Maria Machado, Ariano Suassuna, Moacyr Scliar,entre outros.

Professor, escritor e poeta brasiliense, Gustavo Dourado ajudou a criar o espaço, no início dos anos 80, quando era estudante de Letras da Universidade de Brasília.

Com informações da Agência Brasília Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Relacionados
Publicidade

Veja também

Redação 01 Notícias
Redação 01 Notíciashttp://zeroumnoticias.com.br
Portal Zero Um Notícias de Brasília, Goiás e Brasil.