O pré-candidato do Patriota ao Governo de Goiás, Gustavo Mendanha, se comprometeu a zerar a fila de pagamento dos advogados dativos e passar a remunerá-los automaticamente poucos dias após a emissão da certidão de crédito.
Em reunião com o presidente da Subseção de Rio Verde da OAB, Alessandro Gil, nesta quarta-feira (13), o pré-candidato falou sobre o compromisso para resolver a demanda da classe.
Os advogados dativos são aqueles nomeados pelos juízes para defender gratuitamente aqueles que não têm condições de pagar pelo serviço. Neste caso, o pagamento é feito pelo Estado.
Atualmente, em Goiás, os profissionais que exercem esse papel demoram mais de cinco anos para receber pelos serviços. Após a execução do processo, os advogados dativos recebem uma carta de crédito, que é protocolada no Estado para ser executada.
A proposta do governadoriável é agilizar o pagamento. “Vamos tirar esse atraso e acabar com essa fila que penaliza grande parte da categoria, que é peça fundamental na democratização do acesso à Justiça”, explicou.