Publicidade
sábado, 23 novembro 2024
Publicidade
HomeCulturaEspaço Cultural Renato Russo terá programação infantil nesta quarta (12)

Espaço Cultural Renato Russo terá programação infantil nesta quarta (12)

Publicidade

Criançada poderá participar de espetáculos de teatro, oficinas de desenho e percussão, bate-papos e contação de histórias. Entrada é gratuita

O Espaço Cultural Renato Russo promove nesta quarta-feira (12), feriado em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, e Dia das Crianças, uma programação especial para o público infantil. Com entrada gratuita, a criançada poderá aproveitar as atividades culturais, das 10h às 19h, com espetáculos de teatro, oficinas de desenho e percussão, bate-papos e contação de histórias.

O evento é proposto pelo Instituto Janelas da Arte, por meio do Programa Pedagógico-Formativo, e participação na composição da programação do Espaço Cultural Renato Russo e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec). O II Festival Casa de Fita e o Festival Horizonte de Histórias, ambos realizados com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), são parceiros na composição da lista de atrativos do evento.

De acordo com o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, o espaço é, por princípio, um lugar fundamental na formação da identidade artística do DF. “Essa série de atividades especiais para o Dia das Crianças reforça a nossa missão, estimulando a formação de público e aproximando as crianças do fazer cultural e das tradições da nossa cidade. E, claro, reunindo as famílias para um dia de muita alegria, aprendizado e diversão”, ressalta.

A presidente do Instituto Janelas da Arte, Cássia Lemes, acrescenta que as atrações visam incluir o público infantil no fazer artístico. “Nosso objetivo é fomentar o Espaço Cultural Renato Russo, mostrando que também há atividades infantis para criar a cultura, com os pais, de trazerem as crianças para usufruírem do espaço”, afirma.

Situado na 508 Sul, o espaço foi reinaugurado em junho de 2018, após passar por uma reforma completa com investimento de R$ 6,2 milhões, e abrange salas, galerias e teatros ideais para receber apresentações artísticas e culturais de diferentes linguagens.

Programação

Entre tantas brincadeiras e estímulos criativos, o que não vai faltar no dia 12 de outubro, certamente, é diversão para a criançada. O II Festival Casa de Fita apresenta as produções teatrais Bumba Maria Meu BoiMamulengo Fuzuê – BeneditoAbençoado e BendizidoO Bando Matilha Capoeira e Abre Alas: Concerto a Doidivana e O Auto Estrelado.

Um dos idealizadores do festival e capitão do Grupo Seu Estrelo, Tico Magalhães, afirma que as produções abordam tradições brasileiras com um olhar sobre a comunidade local. “Quando vemos o que nos permeia, o que está ao redor, quando brincamos e trazemos esse olhar para a própria comunidade, isso de alguma forma se torna muito universal, se juntando a várias outras brincadeiras da cultura popular brasileira, como palhaçaria, o mamulengo, o bumba meu boi, a capoeira”, afirma.

O Festival Horizonte de Histórias levará as crianças para novos mundos e perspectivas culturais por meio de sessões de contos, oficinas e bate-papos. Em fevereiro de 2021, o festival conquistou 2,4 mil visualizações com  24 vídeos gravados no Teatro Verônica Moreno do Complexo Cultural Samambaia (CCS). Atualmente, graças aos recursos do FAC, pode levar o projeto para as ruas e palcos do DF.

“É gratificante e muito feliz poder voltar ao teatro, receber o público e encantar as pessoas. Estávamos com saudade de fazer isso. Tivemos respostas muito positivas na internet e, agora, conseguiremos ouvir diretamente deles o que acham, o que mais gostam no festival”, celebra o diretor-presidente do Instituto Cidade Céu de Arte, Educação e Cultura, Jones Abreu Schneider, instituição que idealizou o Festival Horizonte de Histórias ao lado do Grupo Paepalanthus.

Programação
10h – Cláudio Lopes e As Amoras – Contação de histórias e oficina de desenho para Primeira Infância – 3 a 7 anos
Local: Gibiteca

10h – Bumba Maria Meu Boi – II Festival Casa de Fita
Local: Sala Multiuso

11h – O Bando Matilha Capoeira – II Festival Casa de Fita
Local: Sala Multiuso

11h – Vou Ver Novela na Casa da Vovó (primeira sessão)
Local: Teatro Galpão Hugo Rodas

12h às 14h – Ateliê livre para desenho e pintura
Local: Galpão das artes

14h – Oficina de Percussão para Crianças
Local: Sala Multiuso

15h – Mamulengo Fuzuê – Benedito, Abençoado e Bendizido – II Festival Casa de Fita
Local: Teatro de Bolso

16h às 18h – Festival Horizonte de Histórias

16h – Ser Diferente é Normal (Grupo Paepalanthus)
Local: Sala Marco Antônio Guimarães

17h – Lançamento do livro Gente Diferente e Interessante, de Rosa Costa, com bate-papo com a autora
Local: Teatro de Bolso

18h – Bate-papo: Contação de histórias inclusivas, com narrativas e personagens que representam pessoas com deficiência, minorias LGBTQIAPN+ e povos tradicionais. Mediadora: Sissy Faveri. Debatedoras: Mei Mei Bastos e Rose Costa
Local: Teatro de Bolso

17h – Oficina de Vídeos e Gifs – para crianças de 9 a 14 anos
Local: Teatro de Bolso

18h – Vou Ver Novela na Casa da Vovó (segunda sessão)
Local: Teatro Galpão Hugo Rodas

18h – Abre Alas: Concerto a Doidivana – II Festival Casa de Fita
Local: Sala Multiuso

19h – O Auto Estrelado
Local: Sala Multiuso

Mais informações estão disponíveis no site do Espaço Cultural Renato Russo.

Relacionados
Publicidade

Veja também

Redação 01 Notícias
Redação 01 Notíciashttp://zeroumnoticias.com.br
Portal Zero Um Notícias de Brasília, Goiás e Brasil.