Quem estiver na Feira do Guará, no início da tarde desta quinta-feira (2), poderá presenciar uma experiência diferente. A partir das 14h, o grupo Teatro dos Sentidos realizará um laboratório de atores com o intuito de preparar o elenco para as apresentações dos espetáculos Pluft, o Fantasminha vai ao Teatro dos Sentidos e Feliz Ano Novo, que entram em cartaz no dia 25 de fevereiro, no Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul. Nos dois espetáculos, o público ficará de olhos vendados todo o tempo.
Durante o laboratório desta quinta-feira, parte do elenco usará venda nos olhos e será guiada pelo outro grupo. Em um segundo momento, os atores trocarão de posição. Durante a vivência, o grupo receberá orientações do artista plástico Cesar Ascar sobre a mobilidade das pessoas cegas. Ele possui baixa visão e é membro da Associação de Deficientes Visuais (ABDV).
O objetivo da vivência é preparar atores para atuar para um público de cegos ou de pessoas vendadas. De acordo com Paula Wenke, criadora e diretora do projeto, durante o laboratório, os atores percorrerão o ambiente da Feira do Guará, ora vendados, ora como guias, para vivenciar os aromas, texturas e gostos provocados pela diversidade de estímulos disponíveis no local.
“A preparação do elenco propicia que os atores sintam na pele como é a percepção do mundo sem o sentido da visão, possibilitando que os sentidos da audição, tato, olfato e paladar sejam aguçados. Desta forma, saberão como lidar com uma plateia de pessoas cegas ou de olhos vendados”, explica Paula Wenke.
Segundo a idealizadora do Teatro dos Sentidos, a Feira do Guará foi escolhida por ser um ambiente repleto de cheiros, texturas, sons e pessoas. O primeiro laboratório, concluído no dia 25 de fevereiro, foi realizado no Jardim Sensorial do Jardim Botânico, onde o elenco vendado pôde experienciar os odores e a textura das plantas do local.
Acompanhados pela nutricionista e presidente da ABDV, Denise Braga, eles também realizaram um piquenique às cegas em que a representante da associação apresentou uma pesquisa que aborda os hábitos alimentares de pessoas cegas. “Estou muito impactado com este novo universo que se apresenta. Ao retirar as vendas depois de percorrer o Jardim Sensorial, percebi que o imaginei infinitamente maior, tamanha a grandeza que a percepção através dos outros sentidos pode oferecer”, ressaltou o ator Elmo Ferrer após a conclusão do laboratório.