Publicidade
sábado, 23 novembro 2024
Publicidade
HomeDistrito FederalUnidade móvel do Hemocentro estimula doação de sangue em Ceilândia

Unidade móvel do Hemocentro estimula doação de sangue em Ceilândia

Publicidade

Ação de coleta itinerante foi realizada em frente à Casa da Mulher Brasileira; nesta quinta (16) será a vez do Parque da Cidade

A unidade móvel da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) desembarcou nesta quarta-feira (15) em frente à Casa da Mulher Brasileira, em Ceilândia. A iniciativa, em parceria com a Secretaria da Mulher do Distrito Federal, promove até as 16h, para as mulheres e para a população da região administrativa, a oportunidade de participar do ato de solidariedade.

A ação, que faz parte das comemorações do Março Mais Mulher, amplia o trabalho executado pelo governo durante o mês festivo. Para a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, além de fortalecer as políticas públicas, o ato incentiva a responsabilidade social.

Nesta quinta-feira (16), a unidade móvel do Hemocentro estará, das 9h às 16h, no Estacionamento 13 do Parque da Cidade, promovendo a Beleza no Sangue. Durante o evento, serão oferecidos para as doadoras serviços e atividades gratuitas, como design de sobrancelha, bioimpedância, maquiagem express, revitalização da face, bate-papo sobre cuidados com a saúde e sorteios, entre outras.

“Cada vez mais, o GDF fortalece as políticas públicas voltadas ao público feminino, e essa parceria com o Hemocentro reforça a consciência de toda a sociedade para a importância da doação de sangue; para isso, nós, mulheres, estamos unidas no apoio a essa ação”, reforça Giselle Ferreira.

O presidente da Fundação Hemocentro, Osnei Okumoto, que participou da ação, enfatizou que a quantidade de mulheres doadoras é muito maior do que há 20 anos. “A mulher é naturalmente solidária e tem uma grande participação nesse ato de salvar vidas”, disse Osnei. Para ele, o intuito da fundação é estar cada vez mais próximo da população. “Temos a pretensão de ir até o doador, nas regiões mais distantes, para que as pessoas que tenham qualquer dificuldade no deslocamento possam também realizar a doação”, conclui.

Dezenas de pessoas visitaram a unidade móvel durante a ação em Ceilândia para doar sangue. A dona de casa e moradora de Ceilândia Marcileide de Freitas foi uma das primeiras a chegar. “Estava muito ansiosa, nunca doei, sempre achei um pouco longe. Quando vi que o ônibus estaria na cidade, corri para me cadastrar. Estou muito feliz e espero ajudar outras pessoas”, diz.

A enfermeira Juliana Alcântara também destacou a importância da iniciativa e foi cedinho fazer a doação. “Por ser da saúde, sei o quanto a doação ajuda e pode salvar vidas. Às vezes, a correria do dia a dia nos impossibilita o deslocamento. Quanto mais acessível, melhor é para a população”, parabeniza a moradora da cidade.

Os doadores podem agendar o atendimento na unidade móvel pelo site Agenda DF. Ao fazer login na plataforma, basta selecionar a opção “unidade móvel” e escolher o melhor horário. A doação de sangue na unidade móvel é um processo que leva até 15 minutos, desde o cadastro até o lanche pós-coleta.

A unidade móvel do Hemocentro possui capacidade de atendimento para até 100 coletas de sangue por dia. O FHB reforça que uma doação pode salvar até quatro vidas. Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável.

 

Relacionados
Publicidade

Veja também

Redação 01 Notícias
Redação 01 Notíciashttp://zeroumnoticias.com.br
Portal Zero Um Notícias de Brasília, Goiás e Brasil.