Mais de 200 filmes já estão inscritos para participar da mostra competitiva da 24ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica). O Fica 2023 será realizado de 13 a 18 de junho, na cidade de Goiás, em uma promoção do governo estadual, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), com correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE).
As inscrições para a mostra terminam no próximo dia 20, e podem ser feitas no site fica.go.gov.br. O festival vai destinar mais de R$ 366 mil aos produtores de audiovisual e os filmes serão selecionados por comissões de membros aprovados em edital público. A lista das obras selecionadas para as mostras competitivas do Fica 2023 será publicada no site do festival até 8 de maio próximo.
Também continuam abertas as inscrições para a realização de ações formativas durante o evento. Há vagas para cinco profissionais com experiência na área de cinema e produção audiovisual para realizarem atividades nos formatos de minicursos ou oficinas e laboratórios de roteiros e projetos de forma presencial durante o Fica 2023. Para participar, é necessário preencher formulário no site fica.go.gov.br até o dia 28 de abril.
FICA 2023
A 24º edição do Fica será em parceria também com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (IFG), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Prefeitura da cidade de Goiás.
A programação contará com mostras competitivas, debates com grandes nomes do cinema nacional e internacional, shows, feiras e atividades de cunho ambiental. Além das atividades culturais, o Fica 2023 contará ainda com a produção de um dossiê que vai ajudar na preservação da memória, permanência e continuidade do festival como política pública efetiva na cidade de Goiás.
O Fica é um importante espaço para discussão e reflexão sobre a relação do homem com a natureza e suas consequências para o planeta. Ao longo de sua história, o festival tem se consolidado como uma das principais referências do cinema ambiental no Brasil e no mundo.