A integração da arte e arquitetura está na origem do projeto de Brasília. E os moradores, assim como os visitantes, habituaram-se a apreciar formas inusitadas e os muitos tons que compõem o panorama visual da Capital. Mais recentemente, as cidades do DF foram sendo “revestidas” pelo multicor dos grafites. Do encontro da arte urbana com o concreto, nasceu a exposição “Brasília em Sonho”, que Toys Daniel e Celso Junior abrem nesta terça-feira (18), às 19 horas, no Espaço Cultural Athos Bulcão da Câmara Legislativa.
Antes considerado “marginal”, o grafite foi completamente incorporado pelo sistema da arte. Com a fotografia não foi diferente: um longo caminho teve de ser trilhado até a sua aceitação pelas instituições que integram o circuito artístico.
Em Brasília, a arte urbana também se consolidou e os artistas, com seus signos, símbolos e personagens, passaram a ser prontamente reconhecidos, como é o caso do brasiliense Toys Daniel, cujas figuras coloridas, de rostos angulosos, espalhadas em toda parte (inclusive no interior do aeroporto), são facilmente identificadas.
Por sua vez, Celso Junior – que começou, como muitos profissionais da área, nos antigos laboratórios de revelação de filmes – fez fotojornalismo, trabalho que lhe rendeu vários prêmios, além de fotos de eventos, mas sempre perseguiu a fotografia autoral. Paulista de Ribeirão Preto, ele chegou a Brasília no início dos anos 2000, quando passou a mirar suas lentes, entre outros temas, para a singular arquitetura da cidade.
Os universos dos dois artistas da imagem aproximaram-se e poderão ser vistos na mostra que prosseguirá até o dia 14 de maio. Além do colorido, que caracteriza o grafite “monumental” de Toys, fotografias de grandes formatos em preto e branco, de Celso Junior, evidenciam detalhes arquitetônicos brasilienses. Mas, não é só: há trabalhos, assinados por ambos, nos quais se fundem as formas concretas captadas pelas fotos com o traço livre e expressivo de Toys.
Exposição “Brasília em Sonho”
Espaço Cultural Athos Bulcão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Visitação: até 14 de maio de 2023
Horário: 9h às 19h, de segunda a sexta-feira
Classificação indicativa: livre para todos os públicos
Entrada Franca
Fonte: Agência CLDF