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sábado, 23 novembro 2024
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HomeDistrito FederalProjeto Dia da Mulher realizou mais de 1.500 atendimentos em três edições

Projeto Dia da Mulher realizou mais de 1.500 atendimentos em três edições

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Mensalmente, a Defensoria Pública do DF leva serviços, como assistência jurídica e exames médicos, ao público feminino

Ação gratuita promovida na primeira segunda-feira de cada mês, o Dia da Mulher atendeu 1.520 mulheres em três edições — realizadas em maio, junho e julho. A quarta edição está prevista para 7 de agosto. Promovido no maior núcleo da Defensoria Pública do DF (DPDF), no Setor Comercial Norte (SCN), Edifício Rossi Esplanada Business, Quadra 1, Conjunto G, o projeto da DPDF conta com parcerias para ofertar diversos serviços exclusivos para o público feminino como assistência jurídica e psicossocial, serviços socioassistenciais, exames médicos gratuitos, realização de mamografias e exames citopatológicos, inserção de DIU, atendimentos odontológicos, atendimentos de mediação e exames de DNA.

O Dia da Mulher tem como parceiros a Federação do Comércio do Distrito Federal (Fecomércio), a Secretaria da Mulher do DF, a Secretaria de Saúde (SES), a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o Serviço Social do Comércio (Sesc), o Mesa Brasil Sesc, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) e a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).

Carmem Lúcia Gomes, 48 anos, foi uma das atendidas na primeira edição do Dia da Mulher. A profissional de contabilidade procurou a DPDF em busca de uma vaga em creche para o filho Miguel, de 10 meses. “Não tenho condições de pagar por uma creche no momento. Na minha cidade, esse serviço custa em média R$ 1,8 mil. Está inviável levá-lo para o serviço comigo todos os dias e também não tenho como pagar por uma creche particular”, explicou. Na ação, Carmem Lúcia deu entrada em uma petição judicial para conseguir as vaga de Miguel numa creche pública.

Maria Salete de Oliveira, 49 anos, procurou atendimento médico na segunda edição do evento. Atualmente sem trabalho, ela já teve câncer de mama e precisava realizar uma mamografia. “Eu sou muito grata, porque hoje consegui fazer o meu exame. Como estou sem renda neste momento, foi uma ajuda muito bem-vinda”, contou. “Recomendo não só essa ação, como já precisei da Defensoria Pública outras vezes e fui muito bem-atendida”, apontou Maria.

Daniele Lima, 37 anos, procurou serviços de corte de cabelo e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), da Sedes. “Esse tipo de atendimento ajuda muito a nossa autoestima, além de auxiliar a sociedade a melhorar, fornecendo acesso a serviços que normalmente não conseguimos de forma rápida”, refletiu.

Para a subdefensora pública-geral Emmanuela Saboya, o Dia da Mulher desempenha um papel fundamental na promoção da igualdade de gênero e no combate à desigualdade social, iniciativa crucial para garantir que mulheres em situações difíceis tenham acesso a serviços e apoio necessários para melhorar a vida. “Muitas mulheres em situação de vulnerabilidade social não têm recursos financeiros para acessar esses serviços por conta própria. Portanto, oferecer esses serviços gratuitamente é uma forma de acolher e levar cidadania a mulheres em situação de vulnerabilidade”, defendeu.

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