A fotografia, em geral, “congela” um instante, seja uma ação cotidiana, um fato político, uma comemoração… Desde o princípio, tem um caráter documental e chegou a ser considerada uma espécie de “inimiga” da pintura. No entanto, artistas apropriaram-se da técnica e contribuíram para o seu desenvolvimento, fato que originou um novo status e a fotografia foi integrada definitivamente ao sistema da arte. Em decorrência da diversidade que caracteriza o meio, na atualidade, trata-se, talvez, muito mais, de encontrar uma linguagem, um tema, um caminho a trilhar.
Foi o que fez a brasiliense Julia Salustiano ao se dedicar, com muita sensibilidade, a captar instantâneos de bailarinos e de acrobatas, parte deles reunidos na mostra “Corpo em Movimento: A Coreografia da Luz”, que será inaugurada nesta terça-feira (1º), às 19 horas – haverá performances ao vivo –, no Espaço Cultural Athos Bulcão da Câmara Legislativa. Com cerca de 40 imagens e apresentação em vídeo, a mostra nasce de trabalho iniciado em 2015, quando ela passou a desenvolver um trabalho autoral e investiu na expressão corporal.
O projeto – que chega agora ao formato exposição – já se transformou em um livro homônimo, lançado em 2018, e fez com que a fotógrafa mantivesse contato com importantes artistas brasileiros de renomadas companhias de dança que aceitaram posar em ambientes, por assim, inusitados, pois fogem do que seria o óbvio.
Os ensaios fotográficos, dos quais estão exibidos excertos, foram realizados inclusive ao ar livre em locais como Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Santos (SP).
Corpo-espaço
Outro aspecto que chama a atenção nas fotografias de Julia Salustiano é a incorporação à cena da arquitetura, que nas suas imagens ganham novas incumbências. Percebe-se, pelas imagens, o cuidado na escolha das locações, que resultou no êxito da proposta de fusão corpo-espaço. Ou como afirma Tristão Botelho, no texto de abertura da exposição, é “a luz dos olhos da fotógrafa”, “ordenando os elementos da realidade cotidiana”, que “cria (ou revela) outras realidades”.
Entre os momentos registrados, houve exatidão na escolha daqueles que foram impressos para serem perpetuados e, desse modo, permanecerem “estáticos”. Por outro lado, é possível ter a sensação de que os bailarinos, a qualquer momento, vão sair dançando. Vale destacar também a montagem cuidadosa, outro fator que convida a fruir a mostra, que conta com apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e permanecerá em cartaz na CLDF até o dia 1º de setembro.
Exposição “Corpo em Movimento: A Coreografia da Luz”
Fotografias de Julia Salustiano
Espaço Cultural Athos Bulcão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Abertura: 1º de agosto, às 19 horas
Visitação: 1º de agosto a 1º de setembro de 2023
Horário: Das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Entrada Franca
Fonte: Agência CLDF