Conheça os sete tópicos para te ajudar a identificar, gerar ideias de negócios e criar soluções para si e outras pessoas
O número de microempreendedores individuais (MEIs) no país ultrapassou neste ano a marca de 8 milhões, fechando março com 8.154.678 cadastros, segundo dados do Portal do Empreendedor do governo federal.
Além do desemprego, uma pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor mostra que em 2018, dois em cada cinco brasileiros entre 18 e 64 anos estavam à frente de uma atividade empresarial ou tinham planos de ter um negócio. A pesquisa mostra que a taxa total de empreendedorismo, que reúne novos empreendedores e donos de negócios já estabelecidos, chegou a 38%.
O QUE LEVA ALGUÉM A TER O PRÓPRIO NEGÓCIO?
Empreender é parte do espírito do brasileiro e acreditar que ter o seu próprio negócio estão entre os principais motivos que levam a fazer com que o número da negócios próprios (formais e informais) cresçam a cada dia. Os motivos para empreender são diversos, desde conquistar bens até colocarem em práticas seus propósitos de vida.
Abaixo listamos sete tópicos para te ajudar a identificar, gerar ideias de negócios e criar soluções para si e outras pessoas.
1. CONQUISTAR A INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA
A independência financeira é um dos lados do ‘triângulo das liberdades’, que proporciona uma vida melhor e mais digna para quem escolheu o empreendedorismo como fonte de lucro. Ter seu próprio negócio é poder realizar o sonho de ter o dinheiro que se sonha.
2. LIBERDADE GEOGRÁFICA
A internet permite isso. É a vantagem da mobilidade. Você não precisa mais de uma parafernália e fios para estar conectado. Basta ter um aparelho ligado à rede para se comunicar com qualquer pessoa de onde estiver. Então, isso mostra que aquela história de trabalhar na beira da praia ou de um quarto de hotel é mesmo possível.
3. LIBERDADE DE TEMPO
Um grupo expressivo de indivíduos decide empreender para administrar o próprio tempo, seja para se viver mais com a família ou se dedicar à algum hobby.
4. FUGIR DA MONOTONIA
Muitos decidem criar seu próprio negócio por não suportar suas próprias rotinas.
5. CAUSAR IMPACTO POSITIVO NA VIDA DE PESSOAS
Toda profissão, de forma direta ou indireta, tem um ser humano como alvo final.
6. SOLUCIONAR PROBLEMAS COMUNS DO DIA-A-DIA
Alinhado ao motivo anterior, é possível criar ideias de negócios com base em soluções para problemas reais do cotidiano.
7. PAIXÃO PELO CONCEITO OU ÁREA EM QUE SE PRETENDE ATUAR
Se você é fascinado por algum ofício, não precisa necessariamente trabalhar para os outros. Desenho, jardinagem, escrita, oratória ou matemática. O indicado é que você identifique e comece a gerar uma ideia de negócios. Quem sabe não está aí a oportunidade de crescer na vida e nos negócios.
Com informações de Revista Pegn, Mentalidade Empreendedora e Canal Tech
Foto: PixaBay