A Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos (Rede Hemo) lança neste sábado (25/11) o Programa Mensagem de Vida – que envia notificações para doadores via WhatsApp todas as vezes que os componentes das bolsas de sangue coletadas forem utilizados. Essa é uma forma do doador acompanhar e saber quando sua doação chegou ao paciente.
O programa foi desenvolvido pelo núcleo de tecnologia da informação do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), organização social responsável pela gestão da Rede Hemo. A iniciativa pretende causar um impacto positivo nos doadores voluntários e incentivar a ação.
SANGUE
O programa Mensagem de Vida reforça, ainda mais, o compromisso de transparência com o material coletado e seus doadores. O secretário da Saúde, Sérgio Vêncio, explica que o projeto pretende estimular que o doador retorne para realizar outras coletas, ao certificar-se sobre a efetividade da sua doação.
“Pretendemos estimular as pessoas a se fidelizarem, pois agora deixará de ser uma atitude distante, que o doador não sabe ao certo se alguém foi beneficiado. Nossa expectativa é que o número de doadores regulares aumente”.
A Secretaria da Saúde investiu na contratação de uma equipe profissional de gerenciamento de WhatsApp. Todas as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) serão asseguradas.
“A mensagem só será enviada com a permissão do doador no momento em que realiza o cadastro para doação e, só então, realizaremos o contato, de forma padronizada”, garante o secretário.