O empreendedorismo feminino está cada vez mais presente no cenário global, impulsionando mudanças significativas tanto na economia quanto na sociedade. Mulheres em todo o mundo estão liderando negócios que não geram apenas lucros, mas também são atrativos para causas sociais e ampliam o impacto econômico de suas regiões. No Brasil, iniciativas como o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios refletem essa tendência e mostram como as mulheres estão moldando o futuro, superando desafios e conquistando espaços antes dominados pelos homens.
De acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), as mulheres representam um dos maiores impulsionadores do crescimento econômico global, e sua participação no empreendedorismo tem efeitos multiplicadores nas comunidades onde vivem.
E foi com o objetivo de celebrar mulheres que já transformam suas ideias em negócios de sucesso, que a etapa regional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024, realizada no Espaço Villa Rizza, em 22 de outubro, premiou empreendedoras em três categorias: Microempreendedor Individual (MEI), Pequenos Negócios, e a nova categoria Ciência e Tecnologia. Essas mulheres foram reconhecidas por sua capacidade de inovar e por criarem negócios que geram impacto social e econômico, inspirando outras a investirem em seus sonhos e acreditarem em seu potencial empreendedor.
Na abertura do encontro, Rose Rainha, superintendente do Sebrae no DF, pontuou sobre o compromisso do Sebrae com o empreendedorismo feminino e o trabalho da entidade com as atuações feitas no âmbito do Movimente. ‘‘As informações obtidas a partir deste fórum se tornaram o nosso dever de casa, mudando nossas ações para atender o que foi mapeado e trabalhar para que sejam criadas políticas públicas tanto no legislativo, como no executivo para atender essas mulheres. Parabenizo as mulheres que estão aqui e reafirmo o nosso compromisso com as demais pois assim estamos desenvolvendo a nossa cidade e a nossa economia’’, pontuou Rose.
‘‘As mulheres estão cada vez mais superando os desafios que lhe são impostos. O Sebrae DF está, diuturnamente, com a missão, de incentivar, orientar e apoiar as mulheres que visam o empreendedorismo pois acreditamos que a maior forma de ter sua independência é alcançando a sua liberdade financeira e o empreendedorismo é o caminho mais importante para alcançar essa meta’’, complementou Diná Ferraz, diretora técnica do Sebrae no DF.
Já Margarete Coelho, diretora administrativa-financeira do Sebrae Nacional, destacou o empenho contínuo do Sebrae em apoiar o empreendedorismo feminino em todo o Brasil. “O Sebrae tem feito um esforço enorme para auxiliar mulheres a superar os desafios de financiamento e inovação. O empreendedorismo feminino virou um tema que atrai a atenção, porque as mulheres não são apenas maioria, elas são inclusivas, criativas e garantem a diversidade. Sem diversidade, não há inovação”, afirmou Margarete, ressaltando o papel fundamental das mulheres na criação de novos negócios e na transformação da sociedade.
O Sebrae Nacional, por meio de programas como o Sebrae Delas e iniciativas de capacitação, tem oferecido suporte técnico, mentoria e acesso a crédito para que as mulheres empreendedoras possam crescer e desenvolver seus negócios, gerando impacto positivo nas suas comunidades e no país como um todo.
Categoria Microempreendedor Individual (MEI)
A terceira colocada da categoria MEI foi Nayara Rodrigues Silva, do Ateliê Menina Bordada, uma iniciativa que se destaca pelo uso de arte manual para confecção de roupas personalizadas para crianças, valorizando a cultura e a tradição local. Em segundo lugar, ficou Thays Bié Deusdará, empreendedora que atua como cozinha pet, fazendo petiscos para cães.
A vencedora do primeiro lugar foi Karol Stahr, com sua consultoria de imagem que ensina mulheres a se libertarem dos padrões e se vestirem com confiança. “Quando queremos algo e temos uma paixão, entendemos que é muito maior do que fazer dinheiro, é um chamado para mudar vidas. Me sinto vitoriosa em inspirar mulheres não só a se vestirem, mas a se encontrarem, pois a vestimenta é mais do que uma roupa, é uma expressão de quem somos. Chegar aqui através deste meu trabalho é satisfatório e transformador”, celebrou Karol.
–
Categoria Pequenos Negócios
Na categoria Pequenos Negócios, Silvana de Oliveira Menezes, CEO da Di Valore Gestão Financeira, ficou com o terceiro lugar. A Di Valore é uma empresa especializada em oferecer soluções de gestão financeira para pequenas e médias empresas, ajudando-as a alcançar equilíbrio e crescimento sustentável. O segundo lugar foi conquistado por Renata de Sousa Teles, proprietária da FisioEleva, uma clínica de fisioterapia especializada em tratamentos para a reabilitação e bem-estar dos seus pacientes.
A grande vencedora foi Gabriela Franco Speziali, fundadora do projeto “Filhos da Nação”, que utiliza a RemoTerapia para transformar a vida de crianças e adolescentes acolhidos. “Minha jornada no empreendedorismo começou no Sebrae há praticamente um ano e, desde então, tudo o que fazemos é em prol dessas crianças e adolescentes. Estar aqui é uma vitória, porque o empreendedorismo social encontra muitas portas fechadas, e o Sebrae nos acolheu desde o primeiro dia. Nosso propósito é transformar a vida dessas pessoas para que todos possamos remar em direção ao futuro com propósito e transformação social”, comemorou Gabriela.
Categoria Ciência e Tecnologia
A categoria Ciência e Tecnologia, que estreou este ano no prêmio, teve Andreanne Gomes Vasconcelos, CEO da People&Science, como segunda colocada. A empresa de Andreanne oferece soluções tecnológicas e mentorias em ciência e tecnologia, treinamentos e gestão em pesquisa aplicada e clínica.
O primeiro lugar ficou com Ana Beatriz Portela, CEO da BP Hub, uma empresa de tecnologia especializada em marketing e estratégias para o Google Meu Negócio, ajudando empresas a alcançarem a primeira página do Google de forma orgânica, sem anúncios. “Quando uma mulher abre uma porta num cenário dominado por homens, isso é muito significativo. Eu vim da periferia e hoje consigo ter esse reconhecimento com a minha empresa, que já tem uma presença digital em diversos lugares do Brasil e do exterior. Esse prêmio representa muito para o empreendedorismo feminino e inclusivo”, declarou emocionada Ana Beatriz.
As vencedoras de cada uma das categorias vão representar o Distrito Federal na etapa regional do prêmio. Após a etapa regional, haverá a etapa nacional, executada pelo Sebrae Nacional em novembro deste ano.
Após as premiações, participantes puderam assistir a palestra da empresária Lizete Ribeiro, CEO do grupo Tauá Resorts, com o tema ‘‘Pra cima e pra frente’’, que compartilhou sobre a história da família e o desenvolvimento do grupo de resorts, além de dar dicas e orientações sobre a importância de gerenciar bem as empresas para alcançar o sucesso através de diferencial competitivo.
Foto: Focus Produção de Imagem