Publicidade
sábado, 23 novembro 2024
Publicidade
HomeCulturaCLDF recebe abertura da VI Mostra Competitiva de Cinema Negro, nesta segunda...

CLDF recebe abertura da VI Mostra Competitiva de Cinema Negro, nesta segunda (4)

Publicidade

A Câmara Legislativa do Distrito Federal sedia, nesta segunda-feira (4), às 19 horas, a abertura da VI Mostra Competitiva de Cinema Negro Adélia Sampaio. Composto por curtas, médias e longas-metragens, além de telefilmes, dirigidos por mulheres negras de diversas partes do mundo, o evento recebe o nome da cineasta brasileira do Cinema Novo e primeira mulher negra a dirigir um longa-metragem de ficção com circulação comercial no Brasil.

“A Mostra Competitiva de Cinema Negro Adélia Sampaio visa promover o intercâmbio entre realizadoras negras do cinema mundial, destacando e difundindo suas produções audiovisuais”, explica o deputado Fábio Felix (Psol), de quem partiu a iniciativa de trazer a abertura da competição para o auditório da CLDF. “Esta ação reforça o compromisso da Casa com a cultura, a diversidade e o combate ao racismo estrutural”, completa o parlamentar.

Além disso, o distrital avalia que a mostra “dá visibilidade à produção cultural negra, celebrando o papel fundamental das cineastas na construção de narrativas que representam suas realidades, lutas e conquistas, e reafirmam o valor da representatividade no audiovisual, uma área que ainda enfrenta desafios em termos de equidade racial e de gênero”.

Na sessão de abertura serão exibidos os curtas “As Cegas”, dirigido por Antônia Ágape, e “Preciso Falar do Futuro – Além Mar”, de Carine Fiúza. A sexta edição da Mostra Competitiva de Cinema Negro Adélia Sampaio prossegue até o dia 8 de novembro em formato híbrido. A exibição presencial acontece no Anfiteatro 10 da Universidade de Brasília. Para conhecer a programação clique aqui.

Adélia Sampaio

A cineasta Adélia Sampaio, nascida em Belo Horizonte em 1944, é considerada símbolo de coragem e resistência. A sua trajetória tem inspirado novas gerações de cineastas negras. Ela dirigiu “Denúncia Vazia” (1979), “Amor Maldito” (1984) e “Fugindo do Passado” (1987). “O conselho recebido por Adélia de sua mãe — ‘pra cima do medo, coragem!’ — reflete o espírito de ousadia e determinação que esta mostra busca honrar e perpetuar”, observa Fábio Felix.

Relacionados
Publicidade

Veja também

Redação 01 Notícias
Redação 01 Notíciashttp://zeroumnoticias.com.br
Portal Zero Um Notícias de Brasília, Goiás e Brasil.