Com mais de cinco décadas de atuação em todo o Brasil, o Sebrae se consolidou como uma instituição essencial para os donos de micro e pequenos negócios. Parte integrante dessa engrenagem de fomento e ciente da necessidade de reforçar seu papel como catalisador do empreendedorismo, o Sebrae no Distrito Federal promoveu no último dia 30 de outubro, quarta-feira, um encontro focado no engajamento e reconhecimento de fornecedores credenciados do Sistema de Gestão de Fornecedores (SFG) e do Sebraetec. A iniciativa foi idealizada pela Gerência de Operações e foi realizada no auditório da sede da instituição, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA).
A programação do evento contou com a realização de duas oficinas, palestra, apresentação de cases de sucesso de empresários de Brasília, espaço tira dúvidas, além de momento para networking e interação entre os participantes e colaboradores do Sebrae.
“O objetivo do evento é fortalecer os vínculos do Sebrae com os nossos fornecedores credenciados. Precisamos estar unidos, de mãos dadas, para o Sebrae fazer o que ele sabe fazer de melhor para a sociedade empreendedora de Brasília”, comentou Diná, diretora técnica do Sebrae no DF.
–
A gerente da Gerência de Operações (GEOP), Gabriella Marinho, também aproveitou a oportunidade para apresentação de dados gerais sobre as consultorias e instrutorias contratadas desde 2020 e ressaltou a importância dos fornecedores para o alcance das metas do Sebrae DF.
Elaine Castro, analista da Gerência de Operações (GEOP) da instituição, reforçou a importância do engajamento para os empreendedores do Distrito Federal com base na iniciativa de apresentação de Cases de Sucesso. Na avaliação dela, a interação ativa com as diversas iniciativas de apoio e capacitação disponíveis pode não apenas potencializar o crescimento de negócios, mas também contribuir para o fortalecimento da comunidade empresarial local como um todo. Segundo ela, o envolvimento dos empreendedores em redes de colaboração e troca de experiências é fundamental para criar um ecossistema sustentável, proporcionando não apenas o compartilhamento de conhecimentos, mas também oportunidades valiosas de parcerias que podem alavancar resultados e inovações no mercado.
–
“O propósito do projeto é reestabelecer e reconectar os laços com os nossos credenciados, que são consultores e instrutores. Isso foi deixado de lado por muito tempo, e estamos resgatando esse relacionamento para que eles vejam o quanto são importantes para o Sebrae,” observou Elaine.
A preocupação do Sebrae no DF com o meio ambiente também esteve em voga durante a realização do evento. A organização ressaltou o compromisso da instituição com a sustentabilidade. Ela destacou os esforços para tornar as atividades do Sebrae como carbono neutro, o que significa que todas as emissões de gases de efeito estufa geradas durante o evento serão completamente compensadas.
Para assegurar a neutralidade das emissões, será realizada uma análise da pegada de carbono, que avaliará as emissões geradas pela energia consumida no local (como eletricidade), pela mobilidade dos participantes, organizadores e equipes, além das emissões resultantes do descarte de resíduos e da comunicação, tanto online quanto offline.
Na sequência da programação, entrevistamos alguns fornecedores credenciados. O fundador e CEO da 4Sight Soluções Empresariais, João Guilherme Fróes, destacou a programação elaborada pelo Sebrae e os conteúdos partilhados. “Conteúdos como esse são muito interessantes, especialmente para os palestrantes, pois é fundamental entender como se posicionar em relação ao assunto que estão abordando. Este encontro de credenciados é muito enriquecedor; trazer uma figura que possa falar sobre isso ajuda a orientar essas pessoas e permite que transmitam esse conteúdo de maneira mais impactante e eficaz, o que faz toda a diferença para o empresário”, disse.
–
Luiz Felipe Grossi, CEO do Instituto Brasileiro de Presença Digital (IBPD), comentou que o evento foi uma ótima iniciativa, não apenas para reunir os fornecedores, mas também como uma oportunidade de se conhecerem, trocarem informações e se capacitarem. Ele destacou a importância de buscar novas ferramentas e metodologias para atender com mais excelência, gerando resultados para os empreendedores atendidos pelo Sebrae no Distrito Federal.
Edna Maia, da Movimento Consultoria Integrada, falou sobre a relevância do evento para os fornecedores. “Achei importante participar e ver o esforço de toda a equipe na realização do evento. Também notei o cuidado com os fornecedores na criação do grupo do WhatsApp, o que demonstra que estavam se dedicando a nós e, assim, criando um vínculo,” salientou.
Cristiane Moraes, da ER Consult, ressaltou as mudanças no mercado e a necessidade de aproximação e networking, afirmando que era um momento importante após anos sem essas interações. Ela comentou sobre um jogo disponível para os fornecedores durante o evento, que estimulou a conexão entre eles.
Quem compartilhou da mesma opinião foi Jeane Sidou, da Sidou Marketing e Consultoria. Ela ressaltou a importância da aproximação do Sebrae com os fornecedores. “Esse momento é necessário para resgatar contatos, fazer networking, trocar ideias e buscar uma maior integração. É fundamental alinhar entendimentos, identificar tendências de mercado e, principalmente, reconhecer que fazemos parte de uma família: a família Sebrae. É assim que eu entendo e sinto,” afirmou.
Durante as atividades, os fornecedores foram apresentados a técnicas e aprendizados que fortalecem ainda mais o vínculo com o Sebrae no DF
Para finalizar a programação contamos com a palestra de Luiz do Brownie, que destacou, entre outros aspectos, que a alma é o segredo do negócio e que a determinação é a única característica comum entre todos os empreendedores de sucesso.
O evento foi encerrado com a premiação do jogo Reconecta e com muitas expectativas para o próximo encontro, em 2025.