
O impacto do Programa Agentes de Roteiro Turístico (ART) do Sebrae alcançou mais de 18,2 mil pequenos negócios em todo o país. Esse é um dos dados que foram apresentados nesta quarta-feira (11), em Brasília, durante o Impulsiona Turismo. O evento apresentou os avanços do programa, com troca de experiências entre as unidades estaduais da instituição e uma forma de prestar contas do trabalho realizado.
Na abertura do encontro, o diretor-técnico do Sebrae, Bruno Quick, ressaltou o desafio de promover a convergência das ações para possibilitar uma melhor experiência aos clientes.
Já o diretor-técnico do Sebrae Goiás, Marcelo Lessa, apontou que “o evento foi realizado em um momento muito oportuno, em que o turismo é visto como uma grande mola propulsora de diversos segmentos nas regiões do nosso país. Ao mesmo tempo, entendemos que o setor tem suas particularidades locais e regionais. No entanto, o que nos converge é a valorização e o fortalecimento do empreendedorismo”, destacou.

Para Marcelo a reunião de várias regiões do Brasil em um único evento é uma oportunidade para se observar as boas práticas que têm sido feitas. “Nós trazermos isso para a realidade de cada um, acoplando essas particularidades regionais. É um ganho para o turismo em nível nacional”, sublinhou.
Marcelo ressaltou ainda a contribuição do turismo para o desenvolvimento da economia da região e do município, por envolver toda uma cadeia. “Uma vez que bem desenvolvido, o turismo acaba fortalecendo a economia local, porque envolve o sistema hoteleiro, os bares e os restaurantes, além do trabalho do guia, do motorista e o artesanato também. É quase que imensurável o impacto que isso traz na economia local, uma vez que o turismo é muito bem desenvolvido, muito bem trabalhado”, frisou.
O compartilhamento dos cases e das boas práticas foi um ponto alto para o diretor-técnico, que considera relevante o contato entre as unidades estaduais e a prestação de contas das ações realizadas pelo Polo de Turismo, em nível nacional.
Priscila Vilarinho, gestora estadual de Turismo do Sebrae Goiás, em sua participação abordou a integração da metodologia de Destino Turístico Inteligente. A ferramenta é aplicada na elaboração dos planos municipais de turismo por meio do uso de tecnologia, inovação, acessibilidade, além do foco na sustentabilidade desses municípios.

Polo Sebrae de Turismo de Experiência
O Polo Sebrae de Turismo de Experiência teve espaço entre os temas abordados no evento. O objetivo é proporcionar um ambiente de inteligência e disseminação de conhecimentos voltados ao desenvolvimento e fortalecimento do setor. O Polo tem contribuído para o impulsionamento do empreendedorismo e da inovação, com promoção de suporte estratégico e viabilização de recursos para os empreendedores e pequenos negócios envolvidos.
De acordo com o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, a iniciativa realizou estudos de tendência e buscou entender o olhar de quem compra e quem vende o produto de turismo de experiência.
Levantamento apontou que o turismo de experiência já é responsável por cerca de 60% do faturamento dos pequenos negócios no segmento turístico. A maior motivação de nove em cada 10 turistas brasileiros está nas experiências vivenciadas em uma viagem em que o contato com a natureza e o ecoturismo se destacam entre os interesses desse público (57%), com 70% das pessoas à procura de tranquilidade e relaxamento.
Com informações do Sebrae Nacional
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