Publicidade
terça-feira, 1 abril 2025
Publicidade
HomeBrasíliaEx-presidente José Sarney recebe título de Cidadão Honorário de Brasília

Ex-presidente José Sarney recebe título de Cidadão Honorário de Brasília

Publicidade

O ex-presidente da República José Sarney recebeu na manhã desta terça-feira (25), na Câmara Legislativa do Distrito Federal, o Título de Cidadão Honorário de Brasília. Além dessa honraria, ele foi homenageado por seu partido e agraciado com a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo do Distrito Federal grau de Grande Colar.

A iniciativa da solenidade foi do deputado Wellington Luiz (MDB) que destacou a importância do homenageado para a democracia brasileira. “Homenagear o senhor é um tributo à democracia. Se estamos sentados aqui hoje, escolhidos pelo povo, é graças ao senhor que garantiu a democracia. Nós, brasileiros, temos uma dívida impagável com o senhor, um dos maiores brasileiros da história”, asseverou o presidente da Câmara Legislativa.

Em seu pronunciamento, o homenageado confirmou sua ligação com Brasília. “Quero dizer que me considero [cidadão de Brasília], retirando o ‘honorário’ porque aqui passei mais da metade de minha vida. Estive aqui pela primeira vez em 1958 e em dezembro do ano seguinte mudei-me definitivamente. Sou uma testemunha privilegiada desta cidade e não me considero honorário, me considero mesmo cidadão de Brasília”, declarou o ex-presidente.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) relembrou parte de suas memórias em relação ao presidente Sarney. “Eu ainda jovem assisti à doença do ex-presidente Tancredo Neves e nós ficávamos preocupados com o que iria acontecer com país e se teríamos um recrudescimento [que inviabilizaria a democratização]. Todos viram na pessoa do presidente Sarney como se conduzir a paz social e a democracia. Quero dizer do carinho que Brasília tem pelo senhor. No período em que fiquei afastado [do cargo de governador], por decisão do ministro Alexandre de Moraes, um dos primeiros lugares onde fui me aconselhar foi na casa do ex-presidente Sarney. Ele me disse: ‘meu filho tenha calma que as coisas vão clarear e você vai voltar para seu cargo’. Então me ajudou muito naquele momento difícil”, recordou o governador.

Trajetória

O ex-presidente José Sarney nasceu como José Ribamar Ferreira de Araújo Costa, em Pinheiro (MA) em 24 de abril de 1930. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Maranhão em 1953. Participou da política estudantil, chegando à presidência da União Maranhense dos Estudantes.

Exerceu o mandato de deputado federal como suplente entre 1955 e 1957. De 1958 a 1966 teve dois mandatos como deputado federal. Foi governador do Maranhão por um mandato entre 1966 e 1970. Entre 1971 e 1985 exerceu dois mandatos de senador pelo Maranhão. Entre 1985 e 1990 foi vice-presidente e presidente da República. Finalmente, entre 1991 e 2015 foi senador pelo Amapá durante três mandatos. Foi presidente do Senado Federal também por três mandatos, entre 1995-1997, 2003-2005 e 2009-2013.

Sarney foi membro do Arena e da UDN durante o período da Ditadura Militar, mas participou da chapa que elegeu Tancredo Neves para a redemocratização. Assumiu a presidência devido ao falecimento do político mineiro. Durante seu mandato na presidência da República foi aprovada a Constituição Federal de 1988.

Escritor, publicou poesias, romances e crônicas que foram traduzidos para 12 idiomas. Em 17 de julho de 1980 foi eleito para a cadeira n.º 38 da Academia Brasileira de Letras.

Relacionados
Publicidade

Veja também