GDF e Setur-DF comemoram a habilitação do BRB, que vai receber R$ 521 milhões em linhas de crédito para empreendimentos turísticos no DF
O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Turismo do DF (Setur-DF), o Ministério do Turismo (MTur) e o Banco de Brasília (BRB) assinam nesta terça-feira, 15/12, o credenciamento do BRB no Fundo Geral de Turismo (Fungetur). A ação inédita possibilitará que empresas do turismo do DF tenham acesso a uma linha de crédito de R$ 521 milhões para investir em empreendimentos do setor. O evento acontecerá às 10h, no Salão Branco do Palácio do Buriti, e contará com a presença de autoridades e entidades representativas da cadeia turística.
O aviso de homologação do credenciamento do BRB é uma conquista histórica, pois é a primeira vez que Brasília está credenciada. “O credenciamento do Fungetur é o reconhecimento que Brasília é um destino turístico consolidado e que essa indústria é uma vocação da capital. Vamos iniciar uma temporada de recuperação do turismo e o recurso será muito importante, principalmente neste primeiro momento, beneficiando empresas de todos os tamanhos com linhas de crédito especiais”, afirma o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.
Fungetur
O Fungetur foi criado em 1971 e, de lá para cá, passou por inúmeras modificações. As mais recentes foram neste ano, de modo a torná-lo ainda mais acessível e, de fato, auxiliar o setor de turismo com a nova realidade imposta pela pandemia do novo coronavírus. Entre as alterações está a nova taxa de juros, que é de 5% ao ano, acrescida da Selic, tornando a contratação menos onerosa aos empresários que precisam manter ou adequar seus negócios.
Com informações da Agência Brasília Foto: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília