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sábado, 23 novembro 2024
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Como nasceu a educação pública no Distrito Federal

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Estudo inédito revela condições das primeiras escolas públicas da capital federal

A Secretaria de Educação (SEE) elaborou um amplo estudo das escolas públicas existentes na capital federal quando dos primeiros anos da cidade. O resultado está nas 250 páginas do documento A Instalação das Escolas no Distrito Federal – Década de 1960. Lá se encontra parte da história da educação do DF, vista como prioridade na capital do país, antes mesmo dos anos 1960.

Por meio de pesquisas e dos levantamentos feitos pela Subsecretaria de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação, o estudo apresenta as primeiras escolas de Brasília como pertencentes a Goiás. Antes da transferência da capital federal para o Planalto Central, essas instituições de ensino, situadas em acampamentos das construtoras que trabalhavam no desenvolvimento da nova cidade, passaram a ser incorporadas ao Distrito Federal. Ficavam, então, em Planaltina e Brazlândia.

“O estudo conta um pedaço importante da história da educação pública no DF”, resume o secretário de Educação, Leandro Cruz. “Conta como foi o começo, [fala sobre] as condições daquela época. Pretendemos transformá-lo num livro, numa publicação oficial da Secretaria de Educação para ser legada à cidade.”

A publicação apresenta um sumário bem detalhado de 218 unidades educacionais do DF – entre essas, escolas que iniciaram as atividades até 1960, no período de 1961 a 1969 e após essa data. O subsecretário de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação, Ernany Almeida, também reforça a importância do estudo: “É de muita valia para toda a Secretaria de Educação. Além de sua funcionalidade administrativa, que ajudará o trabalho de nossas equipes, entendemos que toda história e memória afetiva que fazem parte da construção dessa grande rede devem ser preservadas e divulgadas”.

O trabalho dá continuidade à pesquisa Escolas pioneiras de Brasília: A instalação das primeiras instituições educacionais até a inauguração da nova capital, publicada na Edição nº 1 da Revista ComCenso. O texto também traz um breve histórico das escolas que existiam até a data da inauguração de Brasília, com informações da época e mais atuais. A proposta foi esclarecer as alterações existentes na denominação de cada uma das escolas, para fins de adequação às mudanças do sistema de ensino.

Criação das escolas

Para chegar à publicação de A Instalação das Escolas no Distrito Federal – Década de 1960, foram pesquisadas 218 unidades de ensino existentes à época. Desse total, 12 delas (5,50%) foram criadas e iniciaram suas atividades antes desse período.

Ao todo, oito escolas foram criadas nos anos 1960 e iniciaram suas atividades posteriormente, e outras seis começaram a funcionar no decorrer dos anos, mas foram fundadas na década seguinte; e a maioria delas – 192 (88,07%) – foi inaugurada e iniciou atividades na própria década.

A pesquisa também mostrou que, atualmente, 142 dessas instituições estão ativas, 66 inativas e dez foram incorporadas ou transformadas. Do total de escolas investigadas, 182 eram urbanas; e, das 36 escolas rurais identificadas, nove foram criadas dessa maneira e atualmente são consideradas como urbanas, enquanto as outras 27 permanecem como unidades do campo.

Pioneirismo

No DF, a primeira escola da rede pública de ensino foi criada em 18 de outubro de 1957, na Candangolândia. Era o Grupo Escolar nº 1 (GE-1), posteriormente conhecido como Escola Júlia Kubitschek em homenagem à mãe do presidente Juscelino Kubitscheck, que também era professora. As 480 crianças da unidade estudavam em turno integral, com três horas extras de atividades sociais. O projeto arquitetônico, de Oscar Niemeyer, foi executado em 20 dias. Posteriormente, a escola foi extinta.

Wilma Péres Tredicci foi a primeira gestora da Escola Classe 06, de Taguatinga, em 1963. Ela lembra com carinho dos tempos da fundação do local e dos momentos vividos como professora e na direção da unidade educacional.

“Tenho saudade da época em que estava nessa escola”, conta ela, que atualmente tem 94 anos. “Era uma equipe muito bacana, com professoras amigas. Batalhamos muito para deixar tudo organizado para as crianças, mas devagarzinho tudo foi ficando bom. Eu me lembro muito bem de cada aluno que passou por lá.”

A EC 06 de Taguatinga permanece ativa até hoje. A unidade educacional conta com cerca de 470 estudantes de 6 a 11 anos, distribuídos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental.

Tradição familiar

Neta de Wilma Péres Tredicci, a atual assessora da Coordenação Regional de Ensino de Samambaia, Paula Tredicci, conta que cresceu vendo a paixão da avó pela educação. “Acompanhei várias vezes o encontro dela com professores que trabalharam juntos e ex-alunos da escola”, lembra. “Então, percebi que ela deixou um legado. Sempre foi apaixonada pelo que fazia, e foi nesse sentido que despertou em mim o desejo de seguir os passos dela”.

Paula destaca que a história da avó foi sua base propulsora para amar a profissão escolhida: professora. “Eu amo ser protagonista na mudança de vida dos estudantes, e para mim foi muito gratificante ver a história da minha avó documentada numa publicação de estudo da Secretaria de Educação”, diz. “E melhor ainda foi ver o jeitinho feliz com que ela recebeu a notícia de estar fazendo parte da educação de Brasília”.

As histórias de várias escolas da rede pública do DF se misturam à vida da professora Iêda Maria Costa. Ela fundou diversas unidades, como as escolas classes 45 e 50 de Ceilândia, 108 e 312 de Samambaia e o Centro Educacional 1 de Samambaia. Foram 24 anos de carreira dedicados à educação pública em Sobradinho, Planaltina, Taguatinga, Ceilândia, Samambaia e Brazlândia. Atualmente com 72 anos, a professora atua como revisora de livros e artigos acadêmicos.

“Eu acreditava e acredito muito na educação pública”, afirma Iêda. “Com educação é que você constrói saúde, transporte, lazer, tudo na sociedade. Eu sou uma educadora e tenho muita responsabilidade nesse papel. Passei anos da minha vida como diretora de escola fazendo o meu melhor. As lembranças que tenho da minha época na Secretaria são de trabalhar duro com professores com muita ética e compromisso.”

Muitas dessas escolas surgiram em regiões que ainda estavam começando, junto à capital do país. Não havia asfalto no acesso ao local e os recursos ainda eram escassos. Foram tempos de muita luta e união nas equipes, lembra Iêda.  “Eu tenho contato e mantenho relação com vários amigos feitos na época em que estava na Secretaria”, relata. “Eu choro de emoção quando reencontro meus alunos e vejo que deixei uma marca na vida deles. Eles me dão depoimentos que eu nem esperava”.

A Caseb

Entre os muitos fatos históricos descritos no estudo A Instalação das Escolas no Distrito Federal – Década de 1960, destaca-se a instituição, em 1959, da Comissão de Administração do Sistema Educacional de Brasília (Caseb), vinculada ao Ministério da Educação.

O grupo ficou responsável pela administração do sistema educacional do Distrito Federal, até então exercida pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). A Caseb, nessa época, passou a cuidar do levantamento da situação educacional na região e das condições para construções de novas escolas.

Fundação Educacional

Em 17 de junho de 1960, foi criada a Fundação Educacional do Distrito Federal (FEDF), com a finalidade de executar a política educacional, de modo a assegurar a eficácia do sistema de ensino oficial. A instituição passou a supervisionar os ensinos primários e médios da capital.

O estudo aborda a dinâmica educacional na década de 1960, na perspectiva de apresentar a cronologia a partir da instalação da Caseb, a criação da Fundação Educacional do Distrito Federal e a instituição da Secretaria de Educação e Cultura.

A Fundação Educacional do DF foi vinculada à Superintendência Geral de Educação e Cultura da Prefeitura do Distrito Federal até 1964, quando passou a ser ligada à Secretaria de Educação e Cultura por força de reforma administrativa.

Em 1999, a extinção da Fundação foi autorizada e as competências e atribuições foram transferidas para a Secretaria de Educação do Distrito Federal, que assumiu a execução plena das políticas públicas na área educacional da capital.

Acesse a íntegra do estudo.

da Agência Brasília

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