Publicidade
sábado, 23 novembro 2024
Publicidade
HomeDestaqueIbaneis assina ordem de serviço para início das obras do primeiro hospital...

Ibaneis assina ordem de serviço para início das obras do primeiro hospital oncológico do DF

Publicidade

Pela projeção da Secretaria de Saúde, o Hospital Oncológico de Brasília terá capacidade de realizar até nove mil atendimentos por ano

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), assinou na manhã desta quarta-feira (9) a ordem de serviço que libera as obras de construção do Hospital Oncológico Doutor Jofran Frejat. Na ocasião, foi lançada a pedra fundamental do prédio.

A construção do hospital foi possível graças ao esforço do governador e de sua equipe para destravar a obra junto ao governo federal e a Caixa Econômica Federal (CEF). A ação garantiu ainda que os recursos para a construção, que estavam praticamente perdidos, retornassem para o DF.

“Nós trabalhamos ao longo desses dois anos e meio para destravar essa obra que vinha de muitos anos paralisada. Tivemos que entrar na Justiça para garantir que esse convênio fosse assinado. Essa obra vai mudar o tratamento do câncer aqui no DF e na nossa região como um todo”, explicou o governador Ibaneis Rocha.

“O convênio estava perdido porque a Caixa Econômica não aguentava mais aguardar os projetos, que vinham errados. Fomos à Justiça, conseguimos a liminar, eles julgaram o mérito da ação, ganhamos o processo e conseguimos a assinatura do convênio que nos permitiu fazer a licitação que coloca essa obra de pé”, acrescentou o governador.

A unidade é a primeira da especialidade no Distrito Federal e vai transformar a capital em referência para todo o Centro-Oeste e será construída ao lado do Hospital da Criança, no Setor de Áreas Isoladas Norte (Sain) e será construído em um terreno de 41 mil metros quadrados, sendo 31 mil metros quadrados de área construída, o hospital terá 172 leitos disponíveis, sendo 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 152 de internação.

Ele contará ainda com consultórios multidisciplinares, alas para tratamento de quimioterapia, radioterapia, medicina nuclear, endoscopia e salas de cirurgia conjugadas, além de exames de imagem como mamografia, ultrassom e raio-X. O nome da unidade homenageia o ex-deputado federal e ex-secretário de Saúde Jofran Frejat, falecido aos 83 anos, em 2020, vítima de um câncer no pulmão.

Com informações da Agência Brasília Fotos: Renato Alves / Agência Brasília

Relacionados
Publicidade

Veja também

Redação 01 Notícias
Redação 01 Notíciashttp://zeroumnoticias.com.br
Portal Zero Um Notícias de Brasília, Goiás e Brasil.