Faltando pouco mais de 10 meses para as eleições majoritárias de 2022, o governador Ibaneis Rocha (MDB), segue sem adversários definidos.
A candidatura do senador José Antônio Reguffe (Podemos), ao governo do Distrito Federal, se desintegra diante das dificuldades de construir uma aliança em meio a oposição. Fora Reguffe, eleito, em 2014 com pouco mais de 800 mil votos, partidos como PT, PDT, Verde e PSB se apresentam com sem musculatura política e eleitoral capaz de conquistar o Buriti.
As pesquisas mostram que o governo Ibaneis Rocha é bem avaliado pela maioria da população, com 52% de aprovação entre os eleitores do DF. Há várias explicações para esses bons índices, mas a principal delas é a velha e infalível combinação de dinheiro em caixa com obras.
Mesmo com todas as dificuldades financeiras e econômicas provocadas pela pandemia, neste longo período de 1 ano e oito meses, o governo cuidou das pessoas e investiu pesadamente, sem parar, em centenas de obras, atingindo, em menos de dois anos e 10 meses de gestão, uma marca jamais alcançada por governos anteriores.
Para 2022, o governador Ibaneis dispõe de um gordo orçamento em caixa para fechar com placa de ouro o seu primeiro mandato o que lhe encoraja a disputar a reeleição. No tabuleiro político do DF, muitos gostariam de ir para o enfrentamento nas urnas contra Ibaneis Rocha.
Fonte: Radar-DF