Brasília recebe, a partir deste sábado (12), um espaço para pessoas com deficiência praticarem atividades esportivas e de lazer, tudo com acompanhamento e orientação de professores e instrutores e acesso gratuito.
No estacionamento 10 do Parque da Cidade Sarah Kubitschek, a estrutura montada vai oferecer aulas de canoagem, stand-up paddle (SUP), yoga, tiro com arco, tênis de mesa, teqball (futebol de mesa) e dança, além de horta comunitária, por quase dois meses.
Com o apoio do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio das secretarias de Esporte e Lazer, Turismo e administrações regionais, a iniciativa faz parte do UNA Experience, que também vai garantir orientação com psicólogo e assistente social, além da oportunidade de convivência e socialização. As atividades vão acontecer aos sábados e domingos e a expectativa do projeto é atender até 3 mil pessoas no primeiro semestre.
“Dentro da nossa missão de democratizar o esporte, com essa ação estamos promovendo a inclusão das pessoas com deficiência e seus familiares no ambiente esportivo, de lazer e de forma sustentável”, explicou a secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira. “Faz parte da missão da Secretaria de Esporte tornar a atividade esportiva cada vez mais acessível para todos.”
O circuito de atividades inclusivas para pessoas com deficiência, idealizado pela Unidade Nacional de Acessibilidade (UNA), está com as inscrições abertas para as atividades ao longo do primeiro semestre de 2022, que podem ser feitas aqui. A ação atende às cidades do Distrito Federal. Depois de Ceilândia, as estruturas adaptadas e acessíveis estarão montadas no Plano Piloto (fevereiro a abril) e Guará (maio).
UNA Experience
Brasília
. 12 de fevereiro a 27 de março no Parque da Cidade Sarah Kubitschek – Estacionamento 10 – Asa Sul.
. 9 a 24 de abril no Museu da República – Conjunto Cultural da República
Guará
. 7 a 22 de maio no estacionamento do Ginásio do Cave, ao lado da administração e da Feira do Guará