A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) retomou nesta terça-feira (7 de junho), o programa ‘Conhecendo o Parlamento’. O projeto, suspenso por dois anos durante a pandemia, permite que estudantes e funcionários de instituições de ensino façam excursões e conheçam os espaços da Casa.
A abertura do programa foi realizada no auditório da CLDF, pelo 3° secretário da Casa, deputado Reginaldo Sardinha. O encontro contou com a presença de diretores escolares, parlamentares, representantes da secretaria de educação, outras autoridades, além dos estudantes.
O parlamentar realizou uma breve explicação sobre o projeto e sua importância para que, tanto adolescentes, jovens e adultos, saibam mais sobre o Poder Legislativo. “Esse é um programa que em 2019 atendeu cerca de 4 mil estudantes da rede particular e pública, o que importa é nós atendermos os estudantes, é muito significativo a gente abrir as portas da CLDF, vocês vão começar a entender como funciona a democracia.
O diretor do Centro de Criatividade Infantojuvenil de Samambaia, José Salvador de Araújo destacou a importância da educação no país. “Gosto de dizer que educação é o caminho para tudo. O homem precisa de educação, possibilitar que a pessoa tenha educação, para que ele tenha aptidão em provas é de extrema importância.
O docente aproveitou para estimular os alunos a se interessarem por política. “Tirem da cabeça que política é coisa errada, quando a gente entende, vê que é a partir de pequenas atitudes que a gente vai mudando o país.”
Para Rogério Nunes, diretor do Centro Educacional 4 do Guará, deixou um recado para os alunos. “Aproveitem cada momento, perguntem, se orientem para aprofundar o conhecimento. É uma oportunidade muito grande estar aqui.”
Patrícia Nogueira, diretora da Escola do Legislativo explicou a importância do projeto. “Por meio da promoção de visita de estudantes e professores, o programa visa ampliar a participação da sociedade no processo legislativo, mostrar aos estudantes como trabalham os deputados e como funciona a elaboração das leis.”
A diretora ainda frisou que a meta de 2022 é realizar 50 excursões do ‘Conhecendo o Parlamento’. “Recebê-los nesta casa é apresentar o poder legislativo e suas funções. Em 5 meses receberemos mais de 5 mil alunos em 50 edições, sabemos que ainda é pouco frente a quantidade de estudantes do DF.”
Vera Lúcia Barros, subsecretária de Educação Inclusiva e Integral, sublinhou a inovação que o projeto traz. “Estamos aqui com o único objetivo de fazer cidadania. Na minha época não tive a oportunidade de conhecer, participar e junto com ela aprender a tomar minhas decisões.”Os alunos puderam acompanhar uma palestra promovida por instrutores da Escola do Legislativo. A excursão ainda visitou outros ambientes da Casa como o Plenário e as Comissões. Também foram entregues certificados aos participantes do programa.
Fonte: Agência CLDF