Para estar mais perto da população de Vicente Pires, a administração regional lançou uma iniciativa de itinerância. O projeto consiste em uma tenda montada no meio da rua, onde servidores da administração e até o administrador atendem a comunidade, informando sobre serviços na região e recebendo as demandas dos moradores.
“A ideia surgiu para nos aproximarmos da comunidade e atendermos as demandas. Estamos num processo de finalização das obras de Vicente Pires, então é importante estarmos acompanhando de perto e informando a população”, explica o administrador de Vicente Pires, Admilson Teixeira. “O principal para nós é estar próximo à comunidade”, complementa.
A estreia foi no último dia 14, quando o serviço esteve por dois dias na Rua 5. A escolha pela área se deve ao fato de que a região vai receber serviços de águas pluviais, pavimentação asfáltica, calçada e meio-fio. Na próxima semana será a vez da Rua 10, que recebe o projeto nos dias 19 e 20, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h30. A cada semana, uma nova rua será contemplada pela iniciativa.
Só nos dois primeiros dias já foram recebidas mais de 40 demandas. A maioria delas sobre limpeza de bocas de lobo, recuperação de calçadas e pedidos para criação de centros de convivência de idosos, parques, escolas e áreas de lazer. “É muito importante a comunidade se manifestar e defender o que importa para a nossa cidade. É uma resposta que gostaríamos de ter (com a iniciativa)”, afirma Teixeira.
Demandas da população
O casal Camilla Peixoto Álvares, 36 anos, e Douglas Santos Pires, 29, esteve na tenda. Donos de uma loja de produtos e serviços agropecuários, os dois foram até a administração itinerante para se informarem sobre a obra que começará em breve na rua deles.
“Eles me informaram sobre o que vai acontecer. Disseram a previsão de duração e que a pista ficará liberada. Nossa expectativa é de que após a obra a situação melhore 100%”, comenta Camilla, lembrando que hoje, na área, quando há chuva, há alagamento.
Morador da Rua 5, o dono de casa Leandro Brandão, 44, também passou pelo projeto e elogiou a iniciativa. “Acho muito bacana, porque é uma forma de divulgar e acredito que a administração precisa estar presencialmente com a população”, revela.
A aposentada Cláudia Maria Dias, que vive na Rua 6, concorda. Enquanto passeava de bicicleta, a tenda chamou a atenção dela, que parou para levar reivindicações. “Achei a ideia muito boa”, comenta. Cláudia pediu ao administrador que fizesse uma campanha de conscientização da população em relação ao lixo deixado nas ruas e ao estacionamento dos carros em áreas inapropriadas.
O empresário Rodrigo Nascimento, 39, conta que foi até a tenda para reconhecer o trabalho da administração. Ele é proprietário de uma padaria na Rua 4A, área que passou por obras recentemente. “Vim aqui para agradecer o trabalho. Passamos por um momento difícil, mas agora, com tudo pronto, a padaria melhorou bastante. Tanto nas vendas, quanto na acessibilidade, na limpeza e até durante as chuvas, porque sofríamos com as enxurradas”, lembra.
Para Nascimento, a itinerância é de grande valia. “É algo que tem que ser feito mesmo. É preciso ouvir a população e saber o que realmente precisa ser feito na cidade”, acrescenta.
Foto: Renato Araújo/Agência Brasília