Publicidade
sábado, 23 novembro 2024
Publicidade
HomeGoiásAparecida de GoiâniaAparecida inicia projeto de promoção da saúde para catadores de materiais recicláveis

Aparecida inicia projeto de promoção da saúde para catadores de materiais recicláveis

Publicidade

Atividades do Projeto Pró-Catador abrangem duas cooperativas de materiais recicláveis da cidade com testagem, vacinação e orientações. Primeiro evento foi nesta quarta-feira, 7 de junho, no Setor Vale do Sol   

Para melhorar a qualidade de vida dos catadores de materiais recicláveis, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) da Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) realizou, na manhã desta quarta-feira, 7 de junho, o primeiro evento com ações de promoção da saúde e de prevenção de doenças na Cooperativa de Catadores de Lixo de Aparecida (COOCAP) no Setor Vale do Sol. A iniciativa inaugura o Projeto Pró-Catador no município.

Embasado na estratégia de mesmo nome do governo federal, o Projeto foi idealizado pelo CEREST estadual e conta com a parceria do CEREST e da Superintendência de Vigilância em Saúde de Aparecida (Vigilância Epidemiológica e coordenação de Imunização).

A apoiadora Débora Franco representou a superintendente de Vigilância em Saúde, Daniela Fabiana Ribeiro, e destacou que duas cooperativas receberão as ações do Projeto Pró-Catador divididas em duas etapas em cada local: “Neste 7 de junho e em 30 de agosto estaremos com os 13 cooperados da COOCAP e nos próximos 5 de julho e 11 de outubro com os 18 integrantes da Cooperativa de Trabalho de Recicláveis Feminina de Aparecida (COORFAP). Essa é uma iniciativa para proteger e valorizar esses trabalhadores que são essenciais para a comunidade e precisam ter mais visibilidade social. ”

A diretora de Vigilância Epidemiológica, Fabíola Luz, informou que os trabalhos desse primeiro evento tiveram foco no bem-estar dos cooperados e mobilizaram 31 servidores da SMS. Os trabalhos também contaram com a participação da coordenadora do CEREST estadual Lucinéia de Bessa Libéria, que foi acompanhada pelas enfermeiras Keila, Huilma e Luzineide, esta última sendo da coordenação estadual de Vigilância em Saúde do Trabalhador.

Nos quatro eventos nas duas cooperativas o cronograma será o seguinte:

8h30: Recepção dos catadores com CEREST de Aparecida e estadual

9h: Lanche

9h30: Fiscalização / Roda de conversa com Fiscal do CEREST estadual e fiscal de Segurança do Trabalho

10h: Vacinas com a coordenação de Imunização e testagem de HIV, sífilis e hepatite com o Centro de Testagem e Aconselhamento Itinerante (CTA)

10h30: Bazar solidário

11h: Encerramento com CEREST de Aparecida e CEREST Estadual

Ajuda fundamental

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SMS, Gislene Marques de Lima, lembrou que as ações do Pró-Catador visam “ajudar os trabalhadores coletores de materiais recicláveis, pessoas que desenvolvem uma atividade de grande importância socioambiental, com as adversidades do seu ambiente de trabalho, tais como a informalidade, a violência, a exclusão social e a exposição a riscos à saúde, dentre outras”.

À frente da organização das ações, a chefe do CEREST de Aparecida, Leliana Alves da Fonseca, contou que os trabalhos do projeto “com certeza nos mostrarão outras necessidades desses trabalhadores para que possamos ajudá-los. Essa parceria com o Estado vai durar por tempo indeterminado, então faremos essas e outras ações também de acordo com as demandas que surgirem. Estaremos sempre junto deles pois é uma categoria carente de muitas coisas, estão orgulhosos do trabalho que fazem e precisam do nosso apoio. Aproveitamos também para mostrar para a população que todos devem contribuir, a coleta seletiva começa em nossas casas e estabelecimentos. ”

Saúde e solidariedade

Durante toda a manhã desta quarta-feira, segundo a enfermeira da Vigilância Bárbara dos Santos, foram ofertadas, no galpão da COOCAP e no ônibus do CTA itinerante, a imunização e a atualização dos cartões de vacinas dos cooperados, testagem para infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), doação de preservativos, palestras educativas, rodas de conversas, lanche, bazar solidário, momentos de socialização e inspeções educativas. A integração entre os profissionais de saúde e os cooperados deu o tom do evento, que foi muito elogiado pelos trabalhadores assistidos.

“Dentre as atividades desenvolvidas, tivemos um lanche coletivo, muitas conversas e orientações num clima de acolhimento e cuidado e ainda o bazar solidário com roupas doadas pelas nossas equipes”, acrescentou a chefe da Vigilância em Saúde do Trabalhador da SMS, Ana Mari Dickmann.

Iniciativa exitosa

O evento foi bem recebido pelos cooperados, que agradeceram ao pessoal da SMS e pediram para que a iniciativa seja repetida mais vezes. Presidente da COOCAP desde o ano passado e cooperada desde 2014, Lívia Souza Moreira, 33 anos, afirmou: “Gostamos muito dessa ação. Trabalhamos tanto que não temos nem tempo de tomar as vacinas e cuidar da saúde. Deu também para quebrar um pouco da rotina e descontrair. Passamos o dia inteiro trabalhando, não temos tempo nem para o lazer. Só procuramos ajuda médica quando estamos muito mal, com medo de morrer. As pessoas vêm e depois somem, e ainda teve a pandemia, mas o povo da Saúde não se esqueceu da gente. Tem que ter mais presença da sociedade aqui”.

Chamada de a “caçula” dos cooperados, Tamyres Lopes dos Santos, de 19 anos, que está há cinco meses na COOCAP, também aprovou o Projeto: “Gostei bastante e queremos que venham mais vezes. Aqui é onde tiramos o nosso sustento. Temos mulheres trabalhando e precisamos muito de ações assim porque lidamos com materiais recicláveis. Às vezes pegamos agulhas, seringas, não sabemos se estamos nos contaminando e é importante fazer os testes preventivos, como nos ensinaram hoje. Vou tomar a vacina contra a gripe e ver quais outras também preciso, até tinha perdido meu cartão de vacinação, mas vão fazer outro agora. ”

Relacionados
Publicidade

Veja também

Redação 01 Notícias
Redação 01 Notíciashttp://zeroumnoticias.com.br
Portal Zero Um Notícias de Brasília, Goiás e Brasil.