Nesta terça-feira (27) o município de Aroazes, localizado na região centro-norte Piauiense, completa 62 anos de história. O município, situado a 226 km da capital Teresina, foi elevado à categoria de cidade em 1962. A região foi inicialmente povoada por Jesuítas que vieram para a região para catequizar os habitantes em 1730. Em 1740, foi criada a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição, com sede no povoado. Foram formadas três grandes fazendas que utilizavam escravos para seus serviços, sendo a fazenda Serra Negra a mais importante.
Atualmente a economia da cidade é baseada na agricultura, principalmente na produção de arroz, feijão, milho, mandioca, melancia, banana e caju. Também se destaca pelo potencial na pecuária, na criação de bovinos, caprinos e ovinos, além de aves.
Segundo dados do IBGE, o PIB da cidade é de cerca R$ 57,3 milhões de reais, sendo que 56,9% do valor adicionado advém da administração pública. Na sequência aparecem as participações dos serviços (24,5%), da agropecuária (13,5%) e da indústria (5%).
No turismo, os maiores atrativos que Aroazes oferece está relacionado ao ecoturismo. Destaque para Balneário do Rio Sambito, Mirante da Serra da Raquel, Lagoa Flor da América, Barragem Mesa de Pedra e Fazenda Serra Negra.
Para a comemoração do aniversário, a prefeitura do município preparou uma programação especial que inclui corte de bolo da cidade e show com bandas.
Além de Aroazes, o município de Xanxerê (SC) também faz aniversário nesta terça-feira (27). A programação completa das comemorações está disponível nas redes sociais das prefeituras.
Fonte: Brasil 61