Reunião no SLU tratou da conferência, que será realizada em parceria com o GDF no segundo semestre de 2024
Brasília será a sede da segunda edição da Conferência Internacional de Resíduos Sólidos e Saneamento (Cirsol), um evento que reúne especialistas, gestores, pesquisadores e representantes da sociedade civil para debater os desafios e as soluções para a gestão sustentável dos resíduos sólidos no mundo.
Para iniciar os preparativos, uma reunião foi realizada na quinta-feira (23), na sede do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), com a presença de diversos setores do Governo do Distrito Federal (GDF) e instituições parceiras e organizadoras.
Participaram da reunião representantes do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur), Secretaria de Relações Internacionais do Distrito Federal (Serinter), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e Instituto de Cooperação Internacional para o Meio Ambiente (Icima).
O presidente do SLU, Silvio Vieira, destacou a importância de Brasília sediar um evento internacional sobre resíduos sólidos e saneamento, considerando que a capital federal é referência nacional e internacional em gestão integrada de resíduos sólidos, com a implantação do Aterro Sanitário de Brasília, a ampliação da coleta seletiva, a valorização dos catadores de materiais recicláveis, entre outras ações. “A Cirsol será uma oportunidade para trocar experiências, conhecimentos e boas práticas com outros países e regiões, além de fortalecer a cooperação e a articulação entre os diversos atores envolvidos na gestão dos resíduos sólidos e do saneamento”, disse.
A primeira edição da Cirsol foi realizada em 2022, em Recife, com o tema “A Gestão de Resíduos Sólidos e seus Impactos nas Mudanças Climáticas”. O evento contou com a participação, presencial e online, de mais de 17 mil pessoas e teve como resultado a Carta de Pernambuco, um documento com propostas e compromissos para a melhoria da gestão dos resíduos sólidos no Brasil e no mundo.