Banda é a primeira atração do Palco Canisso e promete grandes homenagens
Cadibóde, ícone do underground do Distrito Federal conhecido por sua mistura explosiva de hardcore, metal e música regional, está pronto para lançar seu aguardado EP “Valéria”. A estreia deste trabalho musical marcante acontece no primeiro dia do renomado festival Porão do Rock, em 29 de setembro, em Brasília.
A formação atual da banda conta com os membros fundadores Bruno “Bolhão” nos vocais e Pedro Cacaes nas guitarras, além de Pedro Ben nas guitarras, Yuri “Costela” na bateria e Guilherme “Bill” Costa no baixo, que se juntaram à banda em 2021.
Ouça a banda aqui: https://linktr.ee/cadibode
Desde sua formação em 2011, o Cadibóde tem cativado a atenção do público com seu talento criativo, dedicação incansável e performances energéticas que deixam uma impressão duradoura. A banda já deixou sua marca em importantes festivais, como Garage Sounds de Fortaleza, Porão de Rock, Sai da Lata e o Festival de Rock Íbero-Americano, em Brasília.
EP VALÉRIA
O EP “Valéria”, produzido pelo próprio grupo desde 2017, apresenta músicas mais pesadas e uma forte mensagem política. O álbum homenageia a mãe do guitarrista Pedro Cacaes, que faleceu devido à Covid-19, refletindo a insatisfação da banda com o turbulento cenário político dos últimos anos, um tema recorrente em quase todas as faixas. “Por ser um álbum in memorian, toda a tônica do EP é pesada. A capa é preta e minimalista, representando o luto pela Dona Valéria e todo o visual adotado para o show será mais obscuro, mas sem deixar de trazer os elementos de caos e loucura e o impacto que já virou marca dos shows do CadibódE nos últimos anos”, afirma Bill.
As músicas que compõem o álbum são versões remixadas de singles lançados desde 2022, incluindo “Cheiracolagem”, “Minions”, “Mansão Dourada” e “Fela”, com participação especial da banda brasiliense Imortal Joe. Uma novidade empolgante é a faixa “Cruz-Credo”, um crossover progressivo que explora a perda da inocência diante de um mundo implacável.
“As composições começaram após a gravação do”Ficar Doido é Fei” (álbum de 2016), com a antiga formação (que se desfez logo antes da pandemia). A pandemia também atrapalhou a produção, mas acabou definindo o tom mais pesado das músicas, por conta da situação tensa e surreal que estávamos passando. A galera que entrou depois chegou com experiência na produção musical e botou a mão na massa para acelerar as gravações. As músicas foram gravadas pela banda em casa e produzidas pelo Costela e pelo Bill. Com isso, o “faça você mesmo” chegou a todas as frentes da produção da banda, que hoje capta, edita e finaliza praticamente todos os materiais lançados, seja em áudio ou em vídeo”, conta Cacaes.
TURNÊS E PASSAGEM PELO PORÃO
Com uma carreira marcada por turnês “faça você mesmo”, o Cadibóde já realizou cinco delas, abrangendo as cinco regiões do Brasil e visitando seis países europeus em 2022. Isso resultou em impressionantes 98 apresentações e uma jornada de mais de 27 mil quilômetros, um feito raro entre bandas do underground brasileiro.
“Valéria” não é apenas o título do EP, mas também nomeia a quinta turnê da banda, que percorreu mais de 4.900 quilômetros em agosto de 2023, abrangendo seis estados brasileiros e apresentando 18 shows em apenas 20 dias. A turnê Valéria começou em julho de 2023 em Brasília e passou por diversos estados brasileiros. Essa maratona só foi possível graças a um minucioso planejamento e à valiosa rede de amigos, artistas e produtores que a banda conquistou ao longo dos anos.
O Cadibóde não pretende desacelerar após o lançamento do EP “Valéria”. A banda planeja lançar mais de 10 faixas como singles e continuar focando em suas futuras turnês. Dois documentários também estão nos planos, um sobre a turnê europeia e outro sobre a turnê nacional de 2023, que terminará oficialmente no festival Porão do Rock.
Ao comemorar seu 25º aniversário, o festival iconico da capital promete uma edição especial, entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, com um line-up de peso, incluindo Edu Falaschi, Crypta, Project46, Dead Fish, CPM22, Torture Squad, Eskrota e outras bandas relevantes no cenário nacional.
Para a banda, a ocasião é histórica. “Essa será nossa terceira apresentação no Porão e tocaremos no palco em homenagem ao Canisso, que além de dar uma força enorme pra banda, era um cara de coração enorme e muito querido por todo mundo. O show vai homenagear a mãe do Cacaes, apoiadora incondicional do CadibódE e da Casa da Val, além de ser uma pessoa muito divertida e querida. É um misto de sentimentos, não tem como não ser um show emocional.”, conclui Bill.
SERVIÇO
Cadibóde no Porão do Rock 2023
Data: 29 de setembro
Horário: 19h10
Local: Eixo Cultural Íbero Americano (Antiga Funarte)
Ingressos e mais informações: https://www.instagram.com/
Acompanhe Cadibóde:
Spotify: https://bit.ly/cadibode-
Youtube: https://bit.ly/cadibode-
Instagram: https://www.instagram.com/
Outros links: https://linktr.ee/cadibode