A Câmara Legislativa do Distrito Federal celebrou os 54 anos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), na manhã desta quinta-feira (31), em sessão solene, no plenário, transmitida ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube, com tradução simultânea em Libras.
O autor da homenagem, presidente da CLDF, deputado Welligton Luiz (MDB), destacou a seriedade da instituição Fecomércio. “Nós, brasilienses, temos orgulho das entidades que compõem o sistema Fecomércio”, declarou. Fazem parte desse sistema, além da própria federação, o Instituto Fecomércio (IF), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Social do Comércio (Sesc).
Wellington Luiz citou que tramita na CLDF o Projeto de Lei 1363/2024, de sua autoria, que inclui no calendário oficial de eventos do Distrito Federal o dia “S” de valorização e reconhecimento do Serviço Nacional do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a ser comemorado, anualmente, no dia 16 de maio.
Do mesmo modo, endossou a seriedade do trabalho da Fecomércio a deputada Dayse Amarilio (PSB), que agradeceu o apoio da instituição a propostas da Casa, a exemplo da Política Distrital de Primeiro Emprego para Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (Lei nº 7.295/2023), cuja finalidade é promover a inserção desses profissionais no mercado de trabalho.
Ao se dizer usuário do Sistema S desde a juventude, o deputado Max Maciel (Psol) descreveu a importância dos serviços da rede, especialmente para moradores da periferia, por propiciar acesso a lazer, atendimento odontológico e cursos profissionalizantes. “Vivenciei o quanto é importante quando a Fecomércio vai nos territórios e os desenvolve localmente com a comunidade”, afirmou.
Por sua vez, o deputado Chico Vigilante (PT) narrou a primeira greve dos vigilantes ocorrida no DF há 45 anos, quando foi fundamental o “acolhimento” da Fecomércio e a atuação do primeiro presidente da entidade, Newton Rossi (1970-1995), em episódios da luta sindical à época. “O sistema Fecomércio tem que ser homenageado todos os dias por sua importância para o desenvolvimento do DF”, enalteceu Vigilante, ao elogiar o “trabalho responsável” da atual gestão.
Na mesma perspectiva, a deputada federal Érika Kokay (PT-DF) considerou que “a cidade inteira tem que comemorar o aniversário da Fecomércio, ligada ao setor que está em todos os cantos do País e entre os que mais empregam”. Ela salientou os serviços do Sistema S, que atuam não apenas para o segmento dos comerciários, como também para toda a cidade, ao elencar o fomento à cultura e ao lazer.
Para o defensor-público geral substituto, Fabrício Rodrigues, a homenagem da CLDF é um reconhecimento à relevância da Fecomércio para o desenvolvimento econômico, social, político e cultural do DF. O defensor mencionou o “papel transformador” que a instituição exerce nas populações mais vulneráveis do DF, bem como as parcerias com outros órgãos do DF.
Durante a sessão solene, foi apresentado um vídeo institucional da CLDF, produzido pela TV Distrital, em homenagem aos 54 anos da Fecomércio.
Atuação
Em nome da instituição, o presidente da Fecomércio, José Aparecido Freire, que é Cidadão Honorário de Brasília, agradeceu as homenagens e lembrou ações e parcerias desenvolvidas em mais de cinco décadas de atuação.
Ele informou que, atualmente, há 530 mil pessoas credenciadas no Sesc, mais de 20% da população do DF, e defendeu “tratamento igualitário” para todas as cidades do DF.
Para propiciar o crescimento dos serviços, José Aparecido apontou que foram reformadas unidades do sistema, como academias e centros odontológicos. Ele ainda comemorou a reabertura da Casa de Chá, na Praça dos Três Poderes, em junho deste ano, ao observar que, nos primeiros cem dias, foram atendidas mais de 45 mil pessoas, fruto de um “trabalho coletivo” do sistema. O presidente também anunciou que “o Sesc vai montar o maior centro cultural do DF”, entre outras futuras ações da atual gestão. Samara Freire, filha de José Aparecido, saudou o trabalho do pai à frente da Fecomércio.
Também participaram do evento o diretor regional do Sesc, Valcides de Araújo Silva; o diretor regional do Senac, Vitor Corrêa, entre outros diretores do sistema, além de diversas autoridades e empresários do DF.
Ao final da sessão, foram entregues moções de louvor da CLDF ao pioneiro do Sesc-DF, Alberto Salvatore Giovanni Vilardo, e ao empresário José Matias de Souza, pelos relevantes serviços prestados à população do DF.