Publicidade
sexta-feira, 20 setembro 2024
Publicidade
HomeDistrito FederalCom 27 anos de tradição, Mamãe Taguá retoma folia em Taguatinga

Com 27 anos de tradição, Mamãe Taguá retoma folia em Taguatinga

Criado em 1995 por um grupo de artistas, bloco resgata a territorialidade e memória cultural da cidade

O bloco Mamãe Taguá, um dos mais tradicionais do Distrito Federal, voltou a alegrar a população de Taguatinga, desta vez em um novo local, no Taguapark. No sábado (18). cerca de 2 mil pessoas se reuniram em torno dos festejos performatizados pelo grupo.

Criado em 1995, o Mamãe Taguá foi a alternativa de um grupo de artistas que sentiam falta das folias carnavalescas em Taguatinga. Com o tempo, tornou-se um dos blocos mais tradicionais da região administrativa.

Segundo Jorge Cimas, um dos organizadores do evento, o objetivo é resgatar a alegria dos carnavais em família, valorizando e difundindo a cultura momesca em Brasília. “Estamos há 27 anos na rua, antigamente com o trio na avenida e agora no Taguapark; sem percorrer as ruas, agora estamos com várias bandas, animando a comunidade”, afirma.

Este ano, o bloco teve apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), com recursos de R$ 150 mil reais. “No passado, tínhamos a contratação direta”, lembra Cimas. “Tivemos uma série de conversas com a secretaria e o FAC, tanto para o Mamãe Taguá quanto para diversos blocos. Isso significa solidificar o Carnaval do DF. Falamos muito sobre territorialidade, e o Carnaval não é só no Plano Piloto. Atender a comunidade é fundamental para solidificar essa memória cultural de quem mora em outras regiões”.

Segundo a organização da festa, o Mamãe Taguá gerou cerca de 250 empregos diretos e indiretos, desde a contratação de seguranças e brigadistas até a movimentação de ambulantes durante as mais de seis horas de duração do desfile de sábado.

“A melhor coisa do Carnaval deste ano foi essa descentralização”, avalia a professora Kate Sousa, moradora de Taguatinga que levou a família para acompanhar o bloco. “Agora não fica só lá no Plano Piloto, mas em várias regiões administrativas, e todos podem participar. A estrutura está muito legal e organizada. Com o bloco durante o dia, toda a família pode brincar e dançar. Sempre gostei do Carnaval de Brasília, e hoje, pertinho de casa, pude aproveitar ainda mais”.

Relacionados
Publicidade

Veja também

Redação 01 Notícias
Redação 01 Notíciashttp://zeroumnoticias.com.br
Portal Zero Um Notícias de Brasília, Goiás e Brasil.