Somente no Brasil, o mercado de games movimenta US$ 2,3 bilhões por ano. Para impulsionar a participação de desenvolvedoras paulistas neste segmento e fortalecer a diversificação da economia estadual dentro e fora do país, o Governo de São Paulo vai levar até 20 empresas paulistas para a Gamescom, maior feira de jogos eletrônicos do mundo. O evento será realizado entre os próximos dias 23 e 27, na Alemanha.
A iniciativa integra o programa CreativeSP, desenvolvido em parceria entre a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e a InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O programa promove o intercâmbio entre empresas do setor de economia criativa, incentiva a geração de negócios e atrai investimento nacional e estrangeiro para São Paulo.
O CreativeSP é focado em eventos dos setores de tecnologia, inovação, entretenimento, cultura, audiovisual e literatura. A ação oferece um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis para custear até 50% dos gastos das empresas com a viagem. Também promove eventos de networking nas missões internacionais e oferece ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.
“Nossa missão é promover a pluralidade cultural como força empreendedora. Há muitas oportunidades no mercado de games, que cresce exponencialmente todos os anos. Pensando em potencializar esse cenário, anunciamos recentemente um investimento de R$ 18 milhões nessa indústria, via Lei Paulo Gustavo, e agora levaremos empresas para a maior feira de jogos eletrônicos do mundo”, afirma a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marilia Marton.
A Prefeitura de São Paulo e a Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames) são parceiras do Governo do Estado na missão para a Gamescom, que ainda contará com suporte do escritório europeu da InvestSP, sediado na Alemanha.
Mercado em expansão
Dados da Abragames apontam que os jogos eletrônicos movimentam anualmente cerca de US$ 2,3 bilhões no Brasil. O país é considerado o décimo maior mercado do mundo e referência internacional – mais da metade das empresas nacionais comercializa games no cenário internacional.
A Abragames também mostra que três em cada quatro brasileiros jogam com frequência, boa parte pelo celular. O alto número de consumidores contribuiu para a disparada do número de estúdios de games no país, que pulou de 133 para 1.009 nos últimos oito anos. A indústria de jogos eletrônicos emprega mais de 12 mil pessoas no país, com a maior parte das empresas (57%) concentrada na região Sudeste.