Na sexta-feira (22), o Comitê Mulher da Sicredi Planalto Central preparou atividades técnicas para as associadas participantes, na cidade de Cristalina, a 280 km da capital, no encerramento dos trabalhos dos anos de 2023 e 2024. A iniciativa da cooperativa de crédito tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento dos negócios das integrantes do comitê e contou com execução técnica do Sebrae Goiás.
Entre as atividades, os consultores Helker Badico e Ismael Rabelo trabalharam aspectos importantes da gestão de pessoas junto às empreendedoras. O gerente da Regional Entorno do DF/ Nordeste do Sebrae Goiás, Cléber Chagas, fez um balanço das atividades promovidas pela instituição no decorrer dos dois anos do projeto.
Cléber explicou que a parceria entre o Sebrae Goiás e a Sicredi Planalto Central abrange praticamente todo o leste goiano, o que inclui ainda o Distrito Federal, Oeste Baiano e parte de Minas. Para que as participantes pudessem se candidatar para a jornada, a Sicredi lançou um chamado para as associadas. “Nós tivemos aproximadamente 90% do público de empreendedoras goianas, mas também com representantes também de Minas, da Bahia e do Distrito Federal”, apontou.
O gerente ressaltou ainda que essa parceria se tornou uma referência. “Outras cooperativas da Sicredi no Paraná e no Rio Grande do Sul estão se aproximando do Sebrae para parcerias similares em função dos bons resultados que nós tivemos aqui”, comemorou.
Além disso, Cléber pontuou outros desdobramentos, como a participação delas em outras ações do Sebrae, como feiras para divulgar suas marcas e negócios. “Foi um grande ganho tanto para o Sebrae quanto para a cooperativa, e principalmente para essas empreendedoras que são cooperadas e tiveram o benefício de participar nesses dois anos do Comitê Mulher”, concluiu.
Como foi o programa
Por sua vez, a gerente do programa Comitê Mulher da Sicredi, Amanda Wolschick, detalhou que o programa da cooperativa visa alavancar as empreendedoras associadas. “No primeiro ano o foco foi a formação individual para o desenvolvimento pessoal delas como liderança e consultoria financeira”, informou. Já no segundo ano, o foco foi na empresa. “Nós trouxemos assuntos e formações de alavancagem empresarial, em que é trabalhada, por exemplo, a gestão financeira empresarial e pessoal”, completou.
As empreendedoras também tiveram oportunidade de aprender sobre vendas, inovação, gestão de marketing e de pessoas. “Sempre temos um ciclo. A gente começa com oficina, trazendo a temática, depois a gente faz uma mentoria coletiva. No segundo ano, que foi focado na alavancagem do negócio, nós trabalhamos a questão de separação da gestão financeira, empresarial e pessoal, familiar”, explicou.
Conforme a gerente, muitas associadas já têm insights sobre o tema que vai ser abordado e posteriormente são realizadas mentorias individuais. “Tudo isso em parceria com o Sebrae. Porque quando a gente fala de empresas, de empreendedorismo, o Sebrae é o maior formador e apoiador dessas empreendedoras”, frisou.
Helker explicou que, primeiramente, foi abordada a estruturação da área de RH de uma empresa, além do gerenciamento de pessoas. “De uma forma muito simples e prática, nós abordamos os principais tópicos que fazem um funcionário querer estar e permanecer em uma empresa”, assinalou.
Dentre os pontos importantes, o consultor destacou o ambiente, a estrutura e a existência de ferramentas fundamentais para serem aplicadas na gestão de pessoas. “Fala-se muito que falta gente no mercado. Só que, será que essas pessoas não estão indo às empresas e elas não estão ficando porque não tem uma estrutura de pessoas ali pra receber esses profissionais que não enxergam ali uma visão de futuro, não enxergam que podem crescer ali dentro e a pessoa de fato não vai ficar?”, questionou.
Diferencial para as empreendedoras
Membra do Comitê, Lairis Sousa é empresária na produção de eventos e vendas on-line, no Gama (DF). Ela assinalou a diferença que os treinamentos fizeram na empresa. “Para o meu negócio, foi um divisor de águas, porque eu me sinto agora com mais autoridade e mais confiante para colocar em prática as minhas ideias, porque agora eu tenho um embasamento teórico”, afirmou.
Lairis também ressaltou a credibilidade que o Sebrae possui no suporte aos micro e pequenos empreendedores. “É uma instituição que eu acompanho desde quando eu ainda era empregada CLT. Sempre fui muito fã, fiz todos os cursos online, almejando que em algum momento eu ia colocar aquela em prática no meu negócio. Inclusive, me fez ter uma base para tomar a decisão de romper com a modalidade de emprego em CLT e pôr o meu negócio na prática, sair do papel”, frisou.
Já Bárbara Cristina Santos, empresária na área de biomedicina estética em Valparaíso de Goiás, contou que o Comitê Mulher ofereceu suporte fundamental para a consolidação do seu patrimônio financeiro. “Meu crescimento na minha empresa foi muito grande. Eu consigo delegar funções, pois saí do operacional para o administrativo. Foi muito importante para o crescimento da minha empresa”, ressaltou emocionada.
Ana Michele de Souza, empresária de Consultoria em Segurança do Trabalho na cidade de Unaí (MG), afirmou que a oportunidade de participar foi fundamental para sua empresa. “Nós, empreendedores, temos como desafio a gestão de pessoal e financeira. Esse projeto desenvolvido pelo Sicredi em parceria do Sebrae foi uma grande virada de chave para mim, como empresária. Estou vendo com outros olhos o que eu posso fazer para alavancar o meu negócio”, arrematou.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Entorno do DF/Nordeste | Posse: Agência Entremeios Comunicação / Renato Feitosa – (61) 99947-1248
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