Publicidade
sábado, 17 maio 2025
Publicidade
HomeBrasíliaComitiva dos EUA conhece serviços oferecidos para mães e bebês no Hmib

Comitiva dos EUA conhece serviços oferecidos para mães e bebês no Hmib

Publicidade

O Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) recebeu, nesta quinta-feira (15), uma delegação de 20 norte-americanos, entre profissionais de saúde e de administração pública, incluindo sete parlamentares, interessados em conhecer as linhas de cuidado do Sistema Único de Saúde (SUS) para mulheres e bebês. A visita abrangeu diversos setores da unidade da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e se destacou pela troca de experiências. A visita foi organizada pela organização não governamental State Innovation Exchange (SIX).

“Achei este hospital extremamente fascinante. A cultura de cuidado oferecida às mulheres aqui no Brasil é diferente do que temos nos Estados Unidos”, afirmou a diretora sênior da SIX, Jennifer Driver. Ela destacou o fato de os serviços do SUS e do Hmib serem acessíveis a todas as mulheres. “Moro em Washington-DC e lá temos mais direitos do que em muitos estados, e, se lá não há essa assistência, imagino nos estados não têm nada”, contou.

“Achei este hospital extremamente fascinante. A cultura de cuidado oferecida às mulheres aqui no Brasil é diferente do que temos nos Estados Unidos”, afirmou a diretora sênior da SIX, Jennifer Driver. Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF

A diretora de Atenção à Saúde do Hmib, Andréia Araújo, apresentou a evolução histórica do hospital desde a sua criação, em 1966, e os diversos serviços realizados atualmente, como o pré-natal de alto risco, a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Canguru (UCINCa), a medicina fetal, a unidade de reprodução humana assistida e o Programa de Interrupção Gestacional Prevista em Lei (PIGL). “Uma das parlamentares ficou encantada pelo fato de que aqui oferecemos assistência ampla, totalmente humanizada para essa assistência ao parto, que lá eles têm essa dificuldade. Principalmente as tecnologias que a gente emprega e que são todas públicas”, contou.

A diretora geral do Hmib, Marina da Silveira, destacou o Banco de Leite instalado no hospital e detalhou os direitos previstos em lei para assegurar a amamentação. A gestora disse ter ouvido vários elogios para o serviço realizado no hospital. “Eles ficaram admirados com a reprodução humana assistida, como que isso é feito dentro de uma política de saúde pública. Eles têm isso de forma muito cara, muito custosa, e aqui é oferecido pelo Governo do Distrito Federal”, disse.

 “Eles ficaram admirados com a reprodução humana assistida, como que isso é feito dentro de uma política de saúde pública”, disse a diretora do Hmib, Marina da Silveira. Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF
Relacionados
Publicidade

Veja também