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quinta-feira, 14 novembro 2024
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Da resiliência ao sucesso

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A cadeia produtiva do fitness no Brasil é uma das mais dinâmicas e competitivas, com um público crescente que valoriza a saúde, o bem-estar e a prática regular de atividades físicas. Mas, embora seja um campo promissor, o sucesso depende da capacidade de gestão e adaptação dos empresários, que enfrentam desafios como sazonalidade, concorrência e, nos últimos anos, o impacto profundo da pandemia. A complexidade em manter um negócio nesse segmento exige uma preparação sólida, conhecimento financeiro e, acima de tudo, uma visão estratégica.

Foi com essa perspectiva de aprimoramento constante e uma visão ousada que Eduardo Lustosa iniciou, há mais de uma década, sua trajetória como empreendedor da cadeia produtiva do fitness no Distrito Federal.

Mas Eduardo não trilhou esse caminho sozinho. Desde os primeiros passos, sua família desempenhou um papel importante, unindo-se ao empresário em momentos decisivos. A parceria familiar foi essencial quando, em 2011, Eduardo transformou um evento marcante em uma oportunidade de recomeço. Após ser vítima de um sequestro-relâmpago, e ter seu carro roubado, ele decidiu investir o valor recebido do seguro como pontapé inicial para realizar um sonho: abrir sua própria academia.

“A decisão de iniciar no segmento de academias não veio sem desafios. No começo, tivemos que colocar o apartamento da família como garantia para levantar o capital inicial”, relembra Eduardo. Com uma estrutura modesta e cerca de 300 alunos, ele deu início ao que se tornaria uma das redes mais conhecidas do DF.

Foto: Focus Produção de Imagem

“Na época, o foco era apenas sobreviver, mas eu sabia que a chave seria melhorar minha gestão e expandir o conhecimento”, acrescentar o empresário. A partir daí, Eduardo não poupou esforços para participar de cursos, workshops e consultorias oferecidas pelo Sebrae. Com o apoio de seus pais e sua esposa, Catiele Lustosa, que largou uma carreira promissora em uma multinacional para atuar no negócio, a empreitada segue prosperando. “Minha esposa trouxe um toque feminino que foi essencial para o nosso crescimento e eu a agradeço muito por toda a parceria. Além dos meus pais, ela é meu braço direito’’, pondera o empresário.

A transformação nos negócios de Eduardo veio com a expansão de suas academias e com o aprofundamento dos conhecimentos em gestão, área em que ele percebeu ser fundamental para sobreviver e crescer. “Quando fiz os cursos do Sebrae, percebi que sabia muito pouco sobre o mercado. Cada capacitação era uma janela aberta, me mostrando que gestão vai além do dia a dia. Com o tempo, aprendi sobre fluxo de caixa, liderança e até estratégias de marketing”. A busca por aperfeiçoamento resultou em mudanças imediatas: o número de alunos, inicialmente em torno de 300, aumentou rapidamente para 400 no primeiro mês. Com o tempo, Eduardo chegou a ter cerca de mil alunos.

O crescimento induziu Eduardo a abrir uma segunda unidade e, com o passar dos anos, expandir o negócio ainda mais. Atualmente, ele não só administra suas academias, como também orienta outros empresários do setor. “Veio a pandemia e foi um desafio imenso para todos nós. Optamos por não demitir ninguém e priorizamos renegociar com bancos e fornecedores. Essa resiliência nos ajudou a superar a crise, e, depois dela, percebemos que havia mais oportunidades de crescimento e consolidação”.

Foi durante esse período que Eduardo conheceu um modelo de academia diferente e adaptado ao público que ele queria atingir. Ele se associou à rede Ultra, que oferece um ambiente acolhedor e personalizado, sem multas para cancelamento e voltado para públicos específicos, como casais e idosos. A proposta da Ultra de manter um ambiente claro e acessível conquistou Eduardo, que decidiu não apenas abrir novas academias, mas também atuar como consultor para empreendedores que querem expandir seus negócios na rede.

Em menos de um ano, Eduardo já abriu duas unidades da Rede Ultra e está próximo de inaugurar mais uma em Ceilândia. “Hoje, temos quase cinco mil alunos, um salto imenso em comparação com os 300 de quando começamos. E isso só foi possível graças à estratégia e ao foco em gestão, aprendidos em grande parte com o Sebrae”, explica.

Além de ampliar o próprio negócio, Eduardo tem ajudado outras unidades no Distrito Federal a se unirem à rede, com atuação e parceria com empresários distribuídos em localidades como Samambaia, Santa Maria, Vicente Pires, Taguatinga, entre outras. A rede, que surgiu em São Paulo há três anos, tem mostrado um crescimento surpreendente quando comparada aos primeiros anos de grandes marcas. São 17 unidades abertas e mais de 40 contratos já estabelecidos no DF.

Com o tempo, Eduardo viu também a importância de atuar em rede, compartilhando conhecimento com outros empresários. Por isso, além de expandir seu próprio negócio, ele passou a oferecer consultorias gratuitas, inspiradas no que aprendeu com o Sebrae. “Acredito muito na força do conhecimento compartilhado. Atualmente, ajudo dezenas de empresas a reduzirem custos, seja em folha de pagamento, energia, telefonia ou com o uso de assistentes virtuais. Para mim, é uma forma de retribuir o que recebi ao longo da minha trajetória”.

Foto: Focus Produção de Imagem

Eduardo é reconhecido no setor de academias como um empresário de sucesso, tendo elevado o faturamento de suas unidades para seis milhões de reais ao ano, com a expectativa de alcançar nove milhões no próximo ano, com a abertura das novas academias. Mas ele sabe que o caminho até aqui foi árduo e cheio de aprendizados. “Quando olho para trás, vejo que cada capacitação, cada curso, foi uma peça essencial. O Sebrae nos mostra que empreender é, acima de tudo, sobre aprender e adaptar-se”.

As academias empregam cerca de 70 colaboradores e o empresário pretende chegar a 100 até o fim do ano. ‘‘Muitos dos líderes que estão comigo começaram como estagiários. Ver esse crescimento em conjunto é muito gratificante”, assegura. Para Eduardo, o Sebrae foi uma espécie de mentor ao longo de sua jornada, e hoje ele é chamado para palestras e eventos da instituição, onde compartilha as práticas de gestão e redução de custos que aplicou em sua empresa. “Muita gente só fala em aumentar vendas, mas eu digo que o segredo está em reduzir custos. Quando aplicamos isso, a lucratividade pode dobrar, e essa é uma mensagem que levo a outros empresários”.

Com planos de criar um grupo de networking entre empresários para troca de experiências e apoio mútuo, Eduardo segue expandindo não só seu negócio, mas também seu impacto na cadeia produtiva do fitness e na vida de outros empreendedores. Ele resume sua trajetória com gratidão. “O Sebrae transformou minha visão de negócio e me deu as ferramentas para prosperar. Essa é uma corrente do bem, onde quanto mais compartilhamos, mais crescemos juntos”, finalizou.

Eduardo Lustosa será um dos palestrantes da edição 2025 do INOVA, um programa idealizado pelo Sebrae no Distrito Federal e que, no próximo ano, terá como tema ‘‘Brasília 65 anos de Inovação’’, e pretende explorar como a inovação pode transformar negócios do DF e colocá-los na vitrine dos empreendimentos nacionais.

Serviço – Rede Ultra

As unidades estão localizadas no Cruzeiro Novo (Quadra 411, Bloco A, loja 25, próximo à feira permanente do Cruzeiro) e no Recanto das Emas (de frente para o Riacho Fundo 2, Quadra 601, em cima do Mercado Primor). Em Ceilândia, a inauguração será daqui 60 dias.

Contato: Eduardo Lustosa – (61) 98133-9544

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