O governador Ibaneis Rocha (MDB) inaugurou, neste sábado (29), uma obra histórica para Brasília: o Drenar DF, maior programa de captação e escoamento de águas pluviais da capital do país. Para tirar o projeto do papel, o Executivo local investiu R$ 180 milhões. O novo sistema irá dobrar a capacidade de drenagem da Asa Norte, pondo fim a alagamentos que há anos preocupavam moradores e comerciantes.
“A população da Asa Norte sofreu por mais de 40 anos com esses problemas de inundação. E hoje, graças a Deus, com essa obra, esse problema acaba para essa população tão sofrida na Asa Norte, que tomou muito prejuízo ao longo de diversos anos”, destacou Ibaneis Rocha.
O Drenar DF também irá colaborar para a preservação do Lago Paranoá. Ao melhorar o escoamento das águas pluviais, o sistema contribui para a redução do transporte de sedimentos e poluentes para o lago, agindo como forma de proteção para este importante patrimônio ambiental da cidade.
Além de mais segurança e infraestrutura, a inauguração também marcou o nascimento de um novo cartão-postal para a cidade: o Parque Urbano Internacional da Paz, um espaço de lazer e contemplação para a população.
