A Black Friday tem se firmado como uma data de boa movimentação tanto no e-commerce como no comércio físico. No ano passado, de acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o comércio online movimentou R$7,2 bilhões na data.
Mesmo com a queda da intenção de compra de 2023 para 2024, a expectativa do setor é de aumento real nas vendas este ano na Black Friday. A ABComm, ainda de acordo com o levantamento, ressalta um aumento de 10,18% em relação ao mesmo período ano passado, ou seja, que movimente R$ 7,93 bilhões em vendas pela internet. Adicionando as compras físicas ao movimento da Black Friday, o comércio deve atingir a marca de R$ 11,63 bilhões em faturamento neste período.
Apesar de a forma online ser bastante procurada nesta época do ano, as lojas físicas também se preparam para a data e algumas até antecipam o dia com o famoso esquenta ou mesmo com um mês de promoções.
Um exemplo de esquenta é o que o empresário Luiz Moreira, de São Luís de Montes Belos, implantou em seus negócios. O empreendedor colocou alguns produtos do estoque das suas 10 lojas em promoção para chamar a atenção do cliente para a Black Friday (ou Black Week), que fará entre os dias 25 a 29 de novembro. A expectativa é que suas vendas aumentem em 30% em relação às semanas convencionais.
“A Black Friday é um termômetro para as vendas de fim de ano. Quando essas promoções começaram aderimos à iniciativa. Nossas promoções são descontos realmente muito bons, mas não colocamos todos os estoques na promoção. A maior venda nessa época para a gente é na área de os produtos eletroeletrônicos”, afirma.
Consultoria de Marketing Digital do Sebrae
Ciente da importância das redes sociais para atrair clientes, Luiz realiza uma consultoria do Sebrae de Marketing Digital e afirma que já observa a diferença do engajamento em suas postagens nas redes sociais.
“A gente está aprendendo agora com uma forma mais profissional, porque hoje a gente vende muito pelas redes sociais, divulga muito por elas, apesar de a gente não ter um site de venda. Mas boa parte da nossa venda conseguimos fazer através das redes sociais. São os grupos de WhatsApp, o próprio Instagram e Facebook”, conta.
O consultor do Sebrae Fábio Mendes, que acompanhou o empresário, afirma que o trabalho começou com um diagnóstico detalhado do marketing digital da Moreira Móveis, com a identificação dos pontos fortes e as oportunidades de melhoria. “A partir disso, criamos um planejamento estratégico para fortalecer a presença online da empresa. Orientei e acompanhei a equipe e programei as melhores práticas para a criação de conteúdos atrativos, sempre alinhados com a identidade da marca”, explica.
Fábio também fala sobre o desenvolvimento da participação mais ativa dos colaboradores da equipe de vendas nos conteúdos em vídeo. “Isso ajudou a superar barreiras como a timidez, e trouxe conexão à comunicação da empresa. Além disso, utilizamos depoimentos de clientes para validar e destacar no ambiente digital o compromisso da Moreira Móveis com a satisfação de seus consumidores”, diz.
O consultor lembra ainda que a comunicação da marca nas redes sociais foi organizada, e que foi implantado um calendário estratégico de conteúdos. “A consultoria ajudou a empresa a se posicionar melhor no ambiente online, atingindo novos públicos e potencializando as vendas virtuais. Além disso, o incentivo à participação da equipe nos conteúdos e o uso de depoimentos reais de clientes criaram uma comunicação mais autêntica, reforçando a confiança e credibilidade da marca”.
Histórico com o Sebrae
O empresário Luiz Moreira destaca que busca o Sebrae para apoiá-lo enquanto empreendedor aconteceu na década de 1990. “Começamos em Jussara em 1996. Sempre procuro aprender para fazer de forma mais profissional. Eu lembro que o meu primeiro contato com o Sebrae foi em 1999. Eu tive a notícia de que iria ter um curso lá na sede do Sebrae, em Goiânia, denominado ‘Como administrar sua pequena empresa’. Isso me deu um norte para seguir até hoje. De lá para cá, sempre que tem alguma oportunidade eu estou junto com o Sebrae, procurando aprender alguma coisa”, explica.
E o empreendedor sabe bem aproveitar as oportunidades. Em 1996 abriu sua primeira loja em Jussara, quando no município só tinha duas lojas do ramo. Abriu de sociedade com um amigo, parceria que foi desfeita em 1999 quando assumiu a responsabilidade do empreendimento com sua esposa Sônia. “Hoje ela trabalha junto com a gente tomando conta da parte financeira e dando apoio, dando força para aquelas atividades que a gente tem que fazer. Se não fosse o apoio dela, dificilmente a gente teria conseguido empreender e ter sucesso que a gente teve até hoje”, finalizou.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603
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