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quarta-feira, 4 dezembro 2024
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Empresas integrantes do ‘Sindicato Forte, Comércio Forte’ se reúnem para balanço do programa

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O Sebrae Goiás promoveu na tarde de segunda-feira (02/12), no auditório da sede, em Goiânia, encontro de negócios com as empresas participantes do Comércio Forte, que integra o programa “Sindicato Forte, Comércio Forte”. A ação é desenvolvida em parceria com a Fecomércio e reuniu cerca de 50 empresas e representantes de sindicatos.

Gleice Melo, gestora do programa no Sebrae, lembrou que a maturidade digital dos negócios envolvidos evoluiu muito

Segundo Gleice Melo, analista do Sebrae e gestora do programa, a iniciativa começou trabalhando a metodologia da Confederação Nacional do Comércio (CNC) com os sindicatos, que indicaram as empresas da base, nas quais o trabalho foi desenvolvido. “Trabalhamos em uma metodologia de transformação digital em que eles receberam um consultor, em atendimentos individualizados voltados a aumentar o nível de maturidade digital das empresas”, assinalou.

O resultado apurado foi de um aumento de maturidade digital de mais de 20% do grupo. “Hoje estamos fazendo encontro presencial com as empresas de Goiânia que participaram, mas teremos também um encontro on-line com as diversas empresas do interior que participaram”, lembrou.

Marco César Chaul, da Fecomércio, avaliou que o convênio levou muitos resultados positivos ao setor em Goiás

O vice-presidente da Fecomércio, Marco César Chaul, que também é membro do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Goiás e presidente do Sindinformática, assinalou que agora estão começando a colher os resultados do programa. “Foi um longo trabalho de treinamento da parte sindical, tanto com o treinamento empresarial. O trabalho realizado pelo convênio surtiu resultados”, disse.

Chaul citou como exemplo de resultados positivos prêmios conquistados junto à Confederação Nacional do Comércio (CNC). “O que a gente já tem de concreto é o trabalho na gestão sindical. Em Goiás tivemos primeiro lugar nos sindicatos de grande porte e também primeiro lugar nos sindicatos de pequeno porte”, apontou. “Para 2025 virão alguns ajustes, que com certeza trarão melhorias tanto para empresários quanto para os sindicatos pertencentes à Fecomércio”, adiantou.

Vera Lúcia Oliveira, gestora do Sebrae Parcerias, comemorou os resultados positivos. “A conjugação de esforços entre duas instituições de grande peso, como é o caso do Sebrae e da Fecomércio deve ser realmente celebrada em razão do quanto a presença delas faz a diferença nesse processo de desenvolvimento”, afirmou.

Vera Lúcia Oliveira, do Sebrae Parcerias, exaltou a força das duas instituições envolvidas no programa

Vera disse ainda que quando foi celebrado o convênio havia o desafio de dar suporte aos sindicatos para que estes levassem resultados ao comércio. “Primeiro precisávamos fortalecer os sindicatos para que, assim, estes fortalecessem também o comércio, daí o nome de ‘Sindicato Forte, Comércio Forte’. É um ciclo de desenvolvimento pela força de duas instituições, que têm o papel intrínseco de serem indutoras do processo de desenvolvimento empresarial e, consequentemente, do desenvolvimento econômico do estado. Estou muito satisfeita e emocionada, porque tivemos depoimento de empresários que por ter participado em um ciclo, este ano, teve aumento de 41% de faturamento”, ressaltou.

Outro exemplo de resultado positivo é o da empresária Roberta Cavarzan, proprietária da Vila Ro Enxovais, há mais de 29 anos no mercado de Goiânia. Ela contou que o apoio foi positivo para a deixar antenada com o mercado. “Assim pudemos seguir as tendências, que hoje são muito rápidas, e fazer com que a gente tivesse suporte com informações mais precisas”, disse.

A empresária Roberta Cavarzan disse que o apoio foi essencial para deixar a empresa mais antenada com o mercado

Foi a consultora do Sebrae Camila Machado quem esteve junto com Roberta. “Foi um desafio bem grande, porque é uma empresa já com muitos anos de mercado, já contava com várias práticas de transformação digital implantadas. O desafio lá foi melhorar os processos e o uso das ferramentas que ela já possuía”, disse. Segundo Camila, o foco foi no preparo melhor da equipe, de forma mais estratégica e mais constante, com maior frequência e presença nas redes sociais. “E eles estão desenvolvendo um trabalho junto aos Correios para melhorar o e-commerce deles”, disse.

A consultora Ludimila Ganzaroli falou do feedback das empresas que acompanhou durante a jornada deste ano. “Alguns deles comentaram que as empresas existiram antes e depois do programa. E que realmente abriu um oceano azul à sua frente”, afirmou. Segundo ela, após a participação os empresários enxergam com outros olhos o desenvolvimento, a evolução do negócio e a importância da inteligência artificial e da transformação digital na empresa para aumentar a produtividade. “Eles também relataram que foram vários os benefícios que tiveram com esse programa de Transformação Digital. 5.0”, finalizou.

A consultora Ludimila Ganzaroli e a empresária do ramo imobiliário Nerilane Cunha: acompanhamento e suporte

A empresária do ramo imobiliário Nerilane Cunha, da Tolentino Imóveis, ressaltou que o processo foi “maravilhoso e fantástico”, mas que o início foi bem desafiador entender que tudo o que ela fazia não era o que precisava ser feito. Ela explicou que imaginava já estar fazendo um trabalho bem feito. “Mas então vem uma pessoa de fora e te mostra o tanto que o mercado já evoluiu, o tanto que o marketing digital evoluiu e que a gente estava ficando para trás porque não estava acompanhando a evolução”, contou. Para a empresária, o processo exige um aprendizado constante.

A fim de proporcionar ainda mais aprendizado aos empresários, durante o evento foi realizada uma palestra com a publicitária Sibelle Paes, sobre branding, com explicações sobre posicionamento de marca, além de dicas práticas para que os empresários pudessem avaliar como estão aparecendo na internet e o que precisam fazer. “Um ponto importante é a criação de uma linha editorial para as publicações nas redes sociais”, orientou.

A publicitária Sibelle Paes falou sobre branding, posicionamento de marca e boas práticas para fortalecimento dos negócios

Trilha Solar

Na oportunidade também foi realizada a reunião de finalização da Trilha Solar da turma de Goiânia. Segundo o gestor estadual do Programa Sebrae Energia, Jefferson Paes, esta é uma consultoria para as empresas do segmento de energia fotovoltaica. “O foco é na transformação digital, que abrange seis eixos de atuação, entre marketing, venda, entre outros”, disse.

Jefferson explicou que é feito um diagnóstico na empresa, no qual são identificados os principais pontos. No decorrer da consultoria, é elaborado um plano de ação e no final, promovido um encontro de negócios. “É o que estamos realizando hoje. Quando são apresentados os resultados da empresa com as mudanças e a evolução. Também é um momento para network, entre as empresas”, complementou.

A estratégia, segundo Jefferson, é oferecer a oportunidade de as empresas do setor de energia fotovoltaica se conectarem, principalmente com as do setor imobiliário, para fins comerciais. “A gente acredita que também tem essa conexão até para fins comerciais também, não só na parte de conhecimento, mas também na parte financeira”, finalizou.

Sindicatos, empresários, Sebrae e Fecomércio fizeram uma parceria de excelência

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

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