O cinema goiano comemora mais um destaque nacional, com a estreia do telefilme “Levanta, Regiane!”, que será exibido na “Tela Quente”, da TV Globo, na próxima segunda-feira, 31. Resultado da parceria entre a produtora goiana Assuntar Filmes, a TV Globo e a TV Anhanguera, o filme tem direção e roteiro assinados por Milena Ribeiro, egressa do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG), e supervisão artística de Fred Mayrink, dos Estúdios Globo.
A produção conta com a colaboração de 130 profissionais do audiovisual goiano. Além de Milena, participam outros ex-alunos, estudantes e servidores da UEG, como a professora Thais Oliveira, coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual, responsável pela edição de som e mixagem do filme; e a técnica de audiovisual da UnU Laranjeiras Ludielma Laurentino, que assina a montagem. As participações ressaltam a presença de profissionais ligados à Universidade no cenário nacional, uma tendência já evidenciada recentemente com a diretora Wilma Morais, egressa da UEG que participou do longa “Ainda estou aqui”, vencedor do primeiro Oscar para o Brasil.
Com uma narrativa sobre resiliência, família e empoderamento feminino, “Levanta, Regiane!” acompanha a trajetória de uma mulher negra empreendedora, protagonizada pela atriz goiana Ana Isabela Godinho. Diante de um negócio à beira da falência e um sócio problemático, Regiane tem 45 dias para juntar dinheiro, sanar dívidas e salvar seu pitdog. Com o apoio da família, ela busca reinventar seu empreendimento e reconstruir sua autoestima, em uma trama que mistura comédia e superação.
As gravações foram realizadas em outubro do ano passado na Praça do Badejo, no Jardim Atlântico, em Goiânia. Um pitdog cenográfico foi montado para as gravações e, além do set fixo, a produção utilizou vários pontos da cidade, entre eles, um conhecido bar local, onde foram gravadas cenas da participação especial da cantora Luiza Martins.
Para a diretora Milena Ribeiro, a produção audiovisual goiana, tanto no cinema quanto na televisão, passa por um “momento maravilhoso”, com a UEG se destacando como celeiro de talentos. “Segunda-feira, o ‘Levanta, Regiane!’ vai ser exibido na ‘Tela Quente’, na Globo. O filme do Erico Rassi, ‘Oeste outra vez’, está aí nos cinemas. Em todas as equipes de cinema e audiovisual que olhar, aqui em Goiás, tem egressos da UEG. Lidiana Reis, produtora de ‘Oeste outra vez’, é egressa da UEG. E, no ‘Levanta, Regiane’, boa parte da equipe foi composta por pessoas que se formaram e estão em formação na UEG. Acho que hoje [a Universidade] se tornou um celeiro de formação de profissionais do audiovisual e do cinema em Goiás. Sou muito grata por fazer parte dessa comunidade”, enfatiza Milena.
UEG como referência
Técnica em audiovisual da UEG responsável pela montagem de “Levanta, Regiane!”, Ludielma Laurentino conta que o trabalho já começou durante as gravações e foi realizado em dois meses, um prazo apertado se comparado a outras produções. Mas, segundo ela, foi “viável graças a um roteiro bem estruturado e a uma equipe que conseguiu entregar muito na produção”. Além de ser egressa do curso de Cinema e Audiovisual da UEG, Ludielma também foi professora substituta de roteiro quando Milena Ribeiro ingressou na graduação. “Fico muito feliz por ter contribuído, de alguma forma, para a formação de uma roteirista tão profissional e competente”, diz. Para a servidora, “o cinema goiano vem conquistando cada vez mais espaço graças ao esforço conjunto de estudantes, professores e profissionais que acreditam no potencial do audiovisual regional’’. Ela salienta que o “filme é um reflexo desse trabalho coletivo e uma prova de que a formação oferecida pela UEG tem impacto real no mercado”, esperando ainda que a produção “alcance um grande público, inspirando pessoas e, principalmente, que os goianos se identifiquem com essa história.”
Ao enaltecer a produção, a coordenadora do Curso de Cinema e Audiovisual da UEG, profa. Thais Oliveira, afirma que a exibição do filme pela TV Globo representa um feito histórico. “Enquanto coordenadora do curso e também egressa da UEG, sinto uma imensa alegria ao ver o cinema goiano conquistando cada vez mais espaço em grandes telas. Exemplo inspirador é o filme ‘Levanta, Regiane!’, dirigido por Milena Ribeiro. A produção foi selecionada entre inúmeros projetos de todo o país para ser coproduzida pela TV Globo e exibida em TV aberta – uma conquista histórica para o audiovisual goiano. Esse reconhecimento não apenas valoriza o talento da nossa região, mas também abre caminho para novas narrativas e oportunidades no cenário nacional”, sublinha.
Sobre a diretora
Natural de Itapuranga (GO), Milena Ribeiro é roteirista, diretora e produtora. Tem se destacado com narrativas voltadas ao público infantojuvenil e comédias que exploram conflitos sociais. Entre suas realizações, assinou o roteiro e a direção dos curtas “A bicicleta” (2019) e “Desculpa” (2021). Seu trabalho foi reconhecido duas vezes com o Prêmio Cora, voltado para roteiristas mulheres do Centro-Oeste, em 2020 e 2022.
No universo dos longas-metragens, ela roteirizou “As pés de Moleca e a bruxa de Maria Mole”, uma produção infantojuvenil desenvolvida em parceria com a Globo Filmes e o Gloob. Esse projeto teve importantes destaques: o argumento foi semifinalista no Prêmio Cabíria em 2021, e o roteiro recebeu menção honrosa na mesma premiação em 2023. O Cabíria reconhece roteiros de ficção e argumentos infantojuvenis de longa-metragem escritos por mulheres ou em coautoria com roteiristas femininas. Além disso, o roteiro do longa foi selecionado para o laboratório “Novas Histórias” e chegou à final do concurso do Frapa (Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre), considerado o maior evento de roteiro para cinema e televisão da América Latina.
A trajetória de Milena Ribeiro inclui ainda o desenvolvimento do longa de comédia “Em nome de Karolayne”, que integrou o Torino FilmLab Next Comedy em 2023, e a animação “Malu Tatu”, premiada no concurso de roteiros do Frapa em 2024. Na televisão, além de “Levanta, Regiane!”, a egressa da UEG assinou o roteiro e a direção da comédia romântica “Caducando de amor”, com Daniel Calil, que será exibida na TV Anhanguera em 2025.
Sinopse
Protagonizado pela atriz goiana Ana Isabela Godinho, 31, o filme conta a história de Regiane, uma mulher negra e batalhadora que precisa conseguir 50 mil reais para cobrir as dívidas do seu pitdog, que são resultado da malandrangem de seu ex-sócio Carlim (Antônio Lima). Com apenas 45 dias para pagar as dívidas e salvar seu estabelecimento, Regiane se vê diante de um dos maiores desafios de sua vida. Determinada a não desistir, ela conta com o apoio de seu pai, Seu João (Liomar Veloso) e de sua filha, Mariane (Kamila Amorim), para reinventar o negócio e, ao mesmo tempo, reconstruir sua autoestima. Ao longo da jornada, ela descobre a força da união, a importância da comunidade e o poder de acreditar em si mesma.
Ficha técnica
“Levanta, Regiane!” tem a criação e argumento de Milena Ribeiro e Daniel Calil, direção e roteiro de Milena Ribeiro. A produção executiva é de Débora Resendes, Lara Morena e Gabriel Jacome. O elenco é composto por Ana Isabela Godinho, Kamila Amorim, Liomar Veloso, Allan Jacinto Santana, Antônio Lima, Renata Caetano, Rodrigo Cunha, Sá Ribeiro, Wellington Dias e conta com a participação especial da cantora Luiza Martins.
Música original: Rogério Sobreira
Direção de fotografia: Thaynara Rezende, Kaco Olímpio
Direção de arte: Lucas Mendes e Luana Oliveira
Montagem: Ludielma Laurentino
Edição de Som e Mixagem: Thais Oliveira
Figurino: Oriana Moreira Lima
Caracterização: Jader Magalhães
Preparação de elenco: Valéria Braga
Produção de elenco: Yasmin Matos
Técnico de som: Chico Bororo
Direção de produção: Bruno Mendes
Colorização e finalização: Antônio Queiroz
Identidade visual e design gráfico: Santila Estúdio Criativo
Fotos: Divulgação “Levanta, Regiane!”
Fonte: UEG