Os 12 filmes que vão concorrer ao 26º Troféu Câmara Legislativa do Distrito Federal serão conhecidos na próxima quarta-feira (6), em coletiva de imprensa do 57º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Aberto ao público em geral, o evento está marcado para as 10h30, no Cine Brasília (EQS 106/107).
Entre as produções, estão quatro obras de longa-metragem e oito de curta-metragem. Os títulos foram selecionados a partir da análise de um universo de 148 filmes inscritos (21 longas e 127 curtas).
A curadoria foi feita por uma comissão integrada por cinco profissionais da área cinematográfica: o professor e crítico Ciro Marcondes; a atriz e diretora Gloria Teixeira; a realizadora audiovisual Suellen Batista; o jornalista e curador de cinema Ulisses de Freitas, e o cineasta William Alves.
Os filmes vão compor a tradicional Mostra Brasília, a qual acontecerá entre os dias 3 e 6 de dezembro, no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. As sessões serão sempre a partir das 18h, no Cine Brasília, com entrada gratuita.
Ainda durante a coletiva de anúncio das produções selecionadas, em 6 de novembro, serão divulgados os nomes do júri oficial do Troféu Câmara Legislativa deste ano.
A premiação
O Troféu CLDF é um testemunho do vigor do cinema de Brasília e um aliado dos realizadores audiovisuais da cidade. Criada em 1996 para reconhecer o talento dos cineastas brasilienses e incentivar os jovens realizadores, a premiação injetou, nas 25 edições já realizadas, cerca de R$ 3,1 milhões no cinema do DF.
O 26º Troféu Câmara Legislativa reafirma, em 2024, seu apoio ao cinema da Capital. Serão distribuídos R$ 240 mil em prêmios, incluindo premiações para as melhores produções (júris oficial e popular) e para categorias técnicas (como roteiro, fotografia, entre outras).