Prazo termina em 30 de novembro. Força-tarefa atende exclusivamente os usuários que receberam o comunicado da Assistência Social para atualizar o CadÚnico. Além do CRAS do Cidade Vera Cruz, atendimento é feito em mais sete CRAS de Aparecida e na sede da Semas
Foi iniciada nesta segunda-feira (17) uma força-tarefa da Prefeitura de Aparecida para atualizar os cadastros das famílias aparecidenses inscritas no CadÚnico. A ação é realizada pela Secretaria de Assistência Social (Semas) de segunda a sexta, das 8h às 17h, no CRAS do setor Cidade Vera Cruz, que é a uma região com maior público convocado para a atualização.
Além da força-tarefa no CRAS Cidade Vera Cruz, os inscritos no CadÚnico podem fazer a atualização no CRAS Parque Flamboyant, CRAS Nova Olinda, CRAS Garavelo, CRAS Nova Cidade, CRAS Jardim Tiradentes, CRAS Madre Germana, CRAS Serra Dourada III e na sede da Secretaria de Assistência Social. Todos eles funcionam de segunda a sexta, das 8h às 17h.
As famílias que receberam o comunicado para atualizar o cadastro devem comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social até 30 de novembro. É preciso levar o RG, CPF, carteira de trabalho, contracheque ou contrato de trabalho, se tiver vínculo empregatício. Para menores de 18 anos, certidão de nascimento, CPF e declaração escolar.
Secretaria de Assistência Social esclarece que nestes próximos 45 dias não serão feitos novos cadastros, apenas atualização de quem já está cadastrado e recebeu o comunicado da Semas. Ao todo, 15 mil famílias de Aparecida que não atualizam seus dados no programa desde 2017 ou que omitiram informações nas atualizações recentes precisam fazer a atualização do cadastro para não perder os benefícios.
“É necessário que todas as famílias que receberam o comunicado da Secretaria de Assistência Social atualizem o cadastro para continuar tendo acesso aos benefícios concedidos pelo Governo Federal”, informa a secretária de Assistência Social e primeira-dama de Aparecida, Sulnara Santana.
Atualização evita transtornos
Sônia Martins, diretora de Benefícios Socioassistenciais da Semas, alerta para os riscos de não atualizar as informações no CadÚnico. “Elas terão os benefícios suspensos, e isso trará transtornos as famílias em situação de vulnerabilidade social.”
Filha de uma pensionista que está acamada, Dagmar Gonçalves, da Cidade Satélite São Luis, se adiantou hoje para atualizar os dados da mãe. “Não é fácil, mas estamos aí lutando para vencer”, disse Dagmar enquanto era atendida na força-tarefa.
Beneficiária do Auxílio Brasil, a auxiliar de serviços gerais Aline Priscila dos Anjos, que é mãe de três filhos, também preferiu garantir a atualização no CadÚnico já neste primeiro dia da força-tarefa. “É importante ficar em dia”, reconheceu Aline, moradora do Jardim Nova Era.
Fonte: Prefeitura de Aparecida