Publicidade
sexta-feira, 20 setembro 2024
Publicidade
HomeDistrito FederalGDF faz ação de combate à dengue no Entorno

GDF faz ação de combate à dengue no Entorno

Parceria com o município de Padre Bernardo (GO) visa diminuir proliferação do mosquito ‘Aedes aegypti’ na região

Dez carros da Secretaria de Saúde (SES) do Distrito Federal realizaram nesta segunda-feira (3) o serviço de pulverização com inseticida de ultra baixo volume (UBV), popularmente chamado de fumacê, em localidades do Entorno do Distrito Federal. Os distritos de Vendinha e de Ouro Verde, ambos do município de Padre Bernardo (GO), foram alvos da ação. O intuito é combater a infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

“Esse trabalho é de fundamental importância para a saúde da população local e para que o serviço realizado no DF seja ainda mais efetivo”, afirma o coordenador de Controle Químico e Biológico do DF, Reginaldo Braga. Além de o Aedes aegypti poder voar até mil metros por dia, há ainda o fluxo eventual de pessoas contaminadas entre as duas unidades federativas.

Um dos indicadores que orientou a aplicação maciça do fumacê na cidade goiana foi o atendimento a pacientes com sintomas de dengue. Somente no primeiro trimestre deste ano, 622 pessoas com suspeita de estarem infectadas pelo mosquito, residentes em Goiás, foram a hospitais do DF. Desse total, a maior parte buscou assistência no Hospital Regional de Brazlândia.

A região administrativa de Brazlândia é a única do Distrito Federal atualmente classificada como de “alta incidência” de casos prováveis de dengue. O aumento na cidade foi de 267,8% frente ao mesmo período do ano passado. A média no DF, contudo, mostra redução de 58,8%, de acordo com o último Boletim Epidemiológico da SES, divulgado na segunda-feira (3).

“O SUS é isso: não tem fronteira. Estamos aqui ajudando a população. É uma área de Goiás, mas há um convênio entre as administrações para permitir ações conjuntas”, explica o subsecretário de Vigilância à Saúde do DF, Divino Valero.

Na ocasião, o secretário de Saúde do município de Padre Bernardo, Vilmar de Jesus Monteiro, acompanhou a ação dos veículos enviados pelo Governo do Distrito Federal e agradeceu o apoio. “Temos os colegas do DF, que todas as vezes se prontificaram a nos ajudar. Esse auxílio é sempre bem-vindo em nosso município”, diz.

Em diversas outras cidades, agentes de saúde atuam nas residências para reduzir os índices de infestação.

Relacionados
Publicidade

Veja também

Redação 01 Notícias
Redação 01 Notíciashttp://zeroumnoticias.com.br
Portal Zero Um Notícias de Brasília, Goiás e Brasil.