Publicidade
sexta-feira, 20 setembro 2024
Publicidade
HomeDistrito FederalGDF terá ponto facultativo em jogos da Seleção Feminina de Futebol na...

GDF terá ponto facultativo em jogos da Seleção Feminina de Futebol na Copa

Pela primeira vez o Governo do Distrito Federal (GDF) decidiu adotar o ponto facultativo para servidores em dias de jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo feminina de futebol. A decisão será publicada no Diário Oficial do DF (DODF) pelos próximos dias.

A valorização do esporte feminino tem sido uma das prioridades deste governo, quando houve, em 2022, a inclusão de turmas de futebol feminino nas aulas dos 12 Centros Olímpicos e Paralímpicos (COPs) do DF.

Para a governadora em exercício, Celina Leão, essa é mais uma vitória feminina. “Como mulher e como incentivadora e praticante de esportes, fico muito feliz com esse passo importante que damos agora. Vamos torcer, sim, pelas nossas jogadoras e fortalecer essa corrente”.

A decisão de conceder ponto facultativo em dias de jogo tem o objetivo de aumentar a visibilidade da equipe feminina, de acordo com o secretário interino de Esporte e Lazer, Renato Junqueira. “O futebol feminino deve ser tão prestigiado quanto o masculino. A possibilidade do ponto facultativo em dias de jogos da seleção brasileira feminina demonstra mais um avanço no que diz sentido à valorização e fortalecimento da modalidade.”

Já para a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, a decisão reitera o compromisso do GDF com a valorização e inserção do público feminino no esporte.

“O ponto facultativo reafirma o valor e o respeito pela participação das mulheres no esporte, especialmente no futebol, que historicamente enfrenta desafios relacionados à falta de investimento, menor visibilidade na mídia e disparidade salarial em comparação com o futebol masculino”, defendeu a secretária.

“Essa iniciativa não apenas contribui para a construção de uma sociedade mais inclusiva, diversa e igualitária, mas também ajuda a promover a visibilidade e o prestígio das atletas femininas, que tanto precisam”, concluiu a secretária Giselle.

Copa do Mundo feminina

A Copa do Mundo feminina de 2023 será sediada na Austrália e na Nova Zelândia, com abertura marcada para o dia 20 de julho. Pela primeira vez, o campeonato terá 32 seleções no campeonato.

A equipe brasileira disputará três jogos nesta primeira fase, mas só um cai no final de semana — dia 29, contra a França. O primeiro jogo está marcado para segunda-feira (24), às 8h, contra o Panamá.

 

Relacionados
Publicidade

Veja também

Redação 01 Notícias
Redação 01 Notíciashttp://zeroumnoticias.com.br
Portal Zero Um Notícias de Brasília, Goiás e Brasil.