Publicidade
quarta-feira, 14 maio 2025
Publicidade
HomeCulturaGoverno de Goiás impulsiona vinhos do Cerrado com apoio ao Wine Jazz...

Governo de Goiás impulsiona vinhos do Cerrado com apoio ao Wine Jazz Piri

Publicidade

Pirenópolis se prepara para receber quatro dias voltados inteiramente à reverência da vitivinicultura no Centro-Oeste brasileiro. A terceira edição do Wine Jazz Piri, de 15 a 18 de maio, no Espaço Cultural Santa Dica, em Pirenópolis, apresentará mais de 100 rótulos da produção feita em Goiás, no Brasil e no mundo.

O evento conta com apoio do Governo de Goiás, por meio da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo).

“Nós como órgão de fomento ao turismo temos que ajudar a promover iniciativas que contemplam a produção goiana, como forma de atração turística, como é o caso dos produtos da Rota dos Pireneus, que enriquecem a experiência de todo turista que visita nossas cidades históricas”, explica o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral.

“Estamos vendo evoluir a vitivinicultura em pleno Centro-Oeste, com vinhos novos e que já são reconhecidos internacionalmente. Esse evento vai além da celebração da cultura do vinho, fortalecendo a cadeia produtiva do vinho e tudo que é referência para ela, como a produção artesanal de salumeria e queijos artesanais de nossa região, explica Ricardo Trick, que é o idealizador do Wine Jazz Piri.

Programação musical

Programação musical no Wine Jazz Piri
Yasmini Guimarães ou YAS, como é conhecida, conquistou o público com a sua voz única e banda incrível (Foto: Goiás Turismo)

A abertura da Arena Wine Jazz está marcada para quinta-feira (15/05), às 18 horas. Nesta edição, as apresentações ganharam uma nova casa – o Espaço Cultural Santa Dica – na histórica Rua da Aurora.

A Arena Wine Jazz será montada em um charmoso quintal adornado para receber harmonizações orientadas, espaço de alimentação, bebidas e os shows de jazz. O show de abertura será Marcelo Maia Quarteto, às 21 horas.

Na sexta-feira (16/05), Fabiano Chagas Quarteto se apresenta às 20 horas, na sequência Yas Quarteto sobe ao palco. No sábado (17/05), os shows começam a partir das 14 horas, com Regional do Caetano (Rogério Caetano em roda de choro); às 20 horas terá um Tributo a Nico Assunção; e às 22 horas, André Mols Big Band embala o público.

No domingo (18/05), o almoço que encerra a programação do Wine Jazz contará com a apresentação de Diogo Blues Band, às 13 horas.

Degustações orientadas

Wine Jazz Piri
Evento apresenta mais de 100 rótulos da produção feita em Goiás, no Brasil e no mundo (Foto: Goiás Turismo)

O público do Wine Jazz Piri poderá optar por participar de harmonizações como parte da programação paralela do evento, que serão oferecidas dentro e fora da Arena Wine Jazz.

Na sexta-feira (16/05) a sommelier brasiliense Etienne Carvalho comanda a degustação de charutos com vinhos às 19 horas e 30 minutos, no Espaço Pílulas do Vinho, na Arena Wine Jazz, que vai receber uma programação diária voltada para o público interessado em se aprimorar em degustação de vinhos.

No sábado (17/05), às 15 horas, a sommelier Tati Tomain fala sobre como o terroir influencia no estilo dos vinhos produzidos. Às 17 horas e 30 minutos, Etienne Carvalho oferece uma nova degustação de charutos e vinhos.

Às 18 horas, Tati Tomain e Ariana Ribeiro, da C´Alma Chocolates, fazem harmonização de vinhos com chocolates artesanais; e no domingo (18/05), almoço com leitão caipira, harmonizado com vinho.

Intitulado Terroir Porco, a degustação irá apresentar o resgate do porco da raça piau, finalizado sua engorda com os bagaços das uvas e da cevada utilizadas na fabricação dos vinhos e de cervejas artesanais, cedidos pelos produtores da região de Pirenópolis.

Além da Arena Wine Jazz, parte da programação paralela é realizada em hotéis e restaurantes da cidade. No sábado (17/05), às 10 horas e 30 minutos, a Villa do Comendador vai receber o sommelier Felipe Prigol, da My Winery, para uma degustação orientada em cinco etapas, à beira da piscina.

Às 11 horas, a salumeria artesanal Bottega Agrícola, que integra a Rota dos Pireneus, vai unir forças com a My Winery para promover degustação de produtos artesanais com vinhos da coleção Cerrado da importadora, no Restaurante Romaria; e às 17 horas, o Restaurante Tutto promove uma degustação de produtos artesanais da Bottega Agrícola na varanda voltada para a Igreja Matriz de Pirenópolis.

Experiências harmonizadas

Em uma ação inédita no evento, renomados restaurantes da cidade (Haikai, Bistrô de Fogo e Empório da Rua) incluíram na programação experiências harmonizadas que serão oferecidas durante os quatro dias do evento.

O público que estiver na cidade, poderá optar por almoço em cinco etapas de comida japonesa, ou mesmo jantar em 3 etapas. (Confira a programação nas redes sociais @winejazzpiri)

Serviço

Assunto: Wine Jazz Piri 2025

Quando: 15 a 18 de maio (quinta a domingo)

Onde: Espaço Santa Dica – Rua da Aurora – Pirenópolis

Redes sociais: @winejazzpiri

Ingressos: Baladapp

Relacionados
Publicidade

Veja também