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domingo, 10 novembro 2024
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HRSM começa processo para receber selo de qualidade do aleitamento materno

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Ministério da Saúde exige qualificação e adesão de todos colaboradores para melhorar cuidados com mães e recém-nascidos

Selo de qualidade para o sucesso do aleitamento materno. Esse é o objetivo de processo iniciado nesta semana, pelo Hospital Regional de Santa Maria — HRSM, para obter, até o final deste ano, certificação do Ministério da Saúde.

Trata-se do selo Iniciativa Hospital Amigo da Criança — IHAC —, que é concedido aos hospitais que cumprem os 10 passos instituídos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância — Unicef — e pela Organização Mundial de Saúde — OMS.

O processo foi deslanchado com o primeiro procedimento para a obtenção do certificado. Nessa terça-feira (25), houve a indicação da fisioterapeuta brasiliense Geiselle Cruz, 31 anos, especializada em saúde da mulher, para o cargo de coordenadora da Comissão do Projeto IHAC. Além dela, devem fazer parte de 10 a 15 profissionais envolvidos com, o tema no HRSM, que é administrado desde 2109 pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal — IgesDF.

“Convido a todos para conhecer um pouco deste projeto de obtenção do Selo IHAC porque vai melhorar o atendimento das mães e bebês promovendo um aleitamento de qualidade, a começar por um parto mais humanizado”, recomendou.

“Leite materno é vida”, reforçou a enfermeira brasiliense Maria Helena Santos, 29 anos, chefe do Banco de Leite do HRSM. “Para conseguir o selo, é necessária a participação de todos, desde os trabalhadores até os dirigentes do Hospital”,


Cuidados e alimentação


Para ser Amigo da Criança, o hospital deve também cuidar da mulher durante o pré-parto, o parto e o pós-parto, garantir livre acesso à mãe e ao pai e a permanência deles junto ao recém-nascido internado, durante 24 horas.

Outra exigência é cumprir as regras da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância — NBCAL. É   um conjunto de regulamentações sobre a promoção comercial e a rotulagem de alimentos e produtos destinados a recém-nascidos e crianças de até três anos de idade, a exemplo de papinhas, chupetas e mamadeiras.

“O objetivo da NBCAL é assegurar o uso apropriado desses produtos, de forma que não haja interferência na prática do aleitamento materno”, explicou a chefe do Banco de Leite.

Veja vídeo da fisioterapeuta sobre o projeto Hospital Amigo da Criança:

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