A partir desta terça-feira (6), a comunidade do Recanto das Emas passa a contar com um Centro de Referência da Mulher Brasileira (CRMB), que integra a rede de enfrentamento à violência de gênero e de promoção da autonomia feminina. Localizado na Av. Buritis, Quadra 203, Lote 14, o espaço possui estrutura acessível para pessoas com deficiência e é de fácil acesso por transporte público.
“Nossa meta é que todas as mulheres vítimas de violência tenham, perto de casa, um espaço de acolhimento e reconstrução. Temos de criar uma porta de entrada para quem esteja nessa condição de vulnerabilidade e criar também uma porta de saída para que possam romper esse ciclo, com emprego e informação. A independência financeira traz mais segurança para essas vítimas, então essa é uma pauta que muito nos importa e continuaremos trabalhando nisso, com mais entregas importantes”, afirmou o governador Ibaneis Rocha.
Com investimento superior a R$ 1,6 milhão, a unidade integra um conjunto de novos centros previstos para 2025 nas regiões do Sol Nascente, Sobradinho II e São Sebastião. As obras são fruto de parceria entre o Ministério das Mulheres, a Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF) e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). No total, o investimento nas quatro unidades chega a R$ 8,8 milhões, somando recursos federais e contrapartida do Governo do Distrito Federal (GDF).
“Essa entrega é uma conquista no combate à violência contra a mulher. Além do acolhimento, tão necessário em momentos difíceis, sabemos da importância de promover a autonomia financeira como forma de romper os ciclos de violência. Estamos trabalhando diuturnamente para fazer do DF o melhor lugar para nascer menina e crescer mulher”, defendeu a vice-governadora Celina Leão.
Segundo a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, os governos federal e local estão trabalhando para mudar o mundo. “Este é um espaço de reconhecimento de todos os direitos que as mulheres têm, e que aqui não seja falado só de violência, mas que todas se sintam ouvidas e se sintam protagonistas de um mundo que todos nós queremos, o mundo de paz onde a riqueza seja repartida e as pessoas se sintam de fato significadas”, argumentou.
Para a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, a inauguração do CRMB no Recanto das Emas reforça o compromisso do Governo do Distrito Federal em ampliar o acesso a serviços de acolhimento, escuta qualificada e apoio para sua autonomia.
“Já entregamos importantes equipamentos este ano, e temos outros a caminho. Estamos fortalecendo uma rede que acolhe, orienta e cria oportunidades reais para que as mulheres rompam ciclos de violência e reconstruam suas trajetórias com autonomia e dignidade. Nosso compromisso é levar essa estrutura a todas as regiões, ampliando o acesso aos serviços essenciais”.