A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) inaugurou nesta sexta-feira (25) o primeiro Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão do Sistema Único de Saúde (Cieges-DF), em sua sede, em Brasília (DF). Criado para otimizar o monitoramento e apoiar a formulação de estratégias, o novo espaço se destaca como referência em inovação e gestão de dados de saúde pública.
O local conta com equipamentos de última geração, incluindo um telão de 150 polegadas e um monitor touch, resultado de uma parceria entre a SES-DF e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Estruturado para o gerenciamento e análise de informações estratégicas, o centro promete respostas rápidas e precisas a problemas de saúde pública e suporte para a criação de políticas embasadas em dados.
A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, destacou a importância do espaço: “Estamos trabalhando intensamente. É um desafio, mas contamos com o apoio do nosso corpo técnico. Eu escolhi o SUS como um projeto de vida e continuarei lutando para fortalecê-lo”.
Sobre o Cieges
Instituído pela Portaria nº 392, de 3 de outubro de 2023, o Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão do Sistema Único de Saúde (CIEGES/DF) é uma entidade estratégica, inovadora e orientada para resultados da SES-DF. Atualmente, é um instrumento vital para o avanço na gestão da saúde pública no Distrito Federal, representando um compromisso com a inovação, a transparência e a eficácia na gestão do SUS. As ações do centro são coordenadas pelo Comitê Permanente (COPCieges-SES-DF), criado pela Portaria nº 105, de 19 de março de 2024, e visam facilitar decisões ágeis, especialmente em situações de emergência.