Complexo Viário que vai interligar o Plano Piloto ao Jardim Botânico, na altura do “Balão da ESAF”, foi liberado pelo Tribunal de Contas
A licitação para construção de dois viadutos na altura do Jardim Botânico será retomada pelo Governo do Distrito Federal (GDF). A obra, que vai beneficiar cerca de 45 mil motoristas diariamente, foi liberada pelo Tribunal de Contas do DF (TCDF) e o processo será retomado pelo Departamento de Estradas e Rodagens (DER/DF).
O complexo com dois viadutos será erguido entre a DF-001 e a DF-035, na região do Jardim Botânico, na subida da QI 23 do Lago Sul, sentido Escola Superior de Guerra (ESG), antiga Esaf. A estimativa de investimento é de cerca de R$ 39 milhões.
“Esse viaduto é um pedido muito antigo da população do Jardim Botânico, São Sebastião e dos condomínios. Nós vamos construir primeiro essas duas estruturas e depois vamos fazer o viaduto que dá acesso à Ponte JK. Essa região cresceu muito e estamos trabalhando na mobilidade para a população”, afirma o governador Ibaneis Rocha.
O edital prevê a execução de serviços de drenagem, terraplenagem, pavimentação, urbanização, paisagismo, sinalização, além dos dois viadutos. Com os ajustes feitos pelo TCDF, o DER/DF vai retomar a licitação e reabrir o prazo para envio de propostas pelas empresas interessadas no certame.
Os viadutos do Jardim Botânico vão somar a uma lista de estruturas construídas na gestão Ibaneis. Estão em andamento as obras do viaduto do Sudoeste, de Sobradinho, do Riacho Fundo, do Itapoã/Paranoá e do Recanto das Emas/Riacho Fundo II. Além destes, Ibaneis Rocha entregou o Complexo Viário Governador Roriz, reformou as tesourinhas e outras estruturas, como o viaduto do Eixão, que desabou em 2018.