Nesta quinta-feira (22) dia em que é comemorado o Dia Mundial da Água ocorreu na Coopindaiá – Fazenda Indaiá II, o lançamento do Projeto Barraginhas, realizado através de parceria entre a Prefeitura Municipal de Luziânia, Secretaria de Meio Ambiente, Sebrae e a Coopindaia.
“Hoje estamos fazendo o lançamento aqui na região do Indaiá e estaremos levando para outras áreas rurais do município. É um projeto que traz benefícios para o homem do campo e para toda sociedade.” disse Cristóvão.
As barraginhas são pequenas bacias escavadas no solo em formato de prato ou meia lua medindo 10m X 10m X 1m, capaz de armazenar em média 1.000.000 litros d´água por período chuvoso, trata-se de uma tecnologia social desenvolvida pela Embrapa para captação das águas das chuvas para o lençol freático e tem como objetivo evitar que as águas das chuvas façam erosão, carregando a terra produtiva da fazenda para assorear as nascentes, lagos e rios e ao mesmo tempo guardar essa água excedente no período chuvoso no lençol freático para ser usada no período seco.
O projeto foi recebido com muito entusiamo pelos produtores, pois através da parceria foi possível minimizar os custos e contribuir na preservação da propriedade e do meio ambiente.
Foto: Arley da Cruz