Com 29,1% das intenções de voto, o governador Ibaneis Rocha (MDB) é o favorito para ganhar as próximas eleições do DF, é o que aponta a pesquisa do Instituto Ideia. Em segundo lugar, com 22,2%, está o ex-governador José Roberto Arruda (PL).
O ex-governador Arruda foi preso, cassado e não conseguiu terminar o seu mandato de governador acusado na Operação Caixa de Pandora. Depois de conseguir liminar que suspende duas condenações por improbidade administrativa nessa operação, a candidatura do ex-governador depende de decisão a ser proferida pelo Supremo Tribunal Federal no dia 3 de agosto. Os ministros da corte discutirão sobre a repercussão geral da retroatividade da Lei de Improbidade.
Com 12,6% aparece na terceira colocação o senador José Antônio Reguffe (União Brasil), atrás dele, com 6,8%, está a senadora Leila do Vôlei (PDT), Izalci Luccas (PSDB) tem 5% das intenções de voto, o ex-secretário de Educação, Rafael Parente (PSB) pontua com 4,6% e o ex-secretário distrital Leandro Grass (PV) possui 3% das intenções de votos.
Keka Bagno (PSOL), WInston Lima (PRTB), Lucas Salles (DC), Robson da Silva (PSTU) e João VIcente Goulart (PCdoB) pontuaram mesmo de 1%.
A pesquisa mostra que 10% dos eleitores se consideram indecisos e 4,8% declararam voto branco ou nulo.
Resultado da pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea são perguntados a eleitores em quem eles votariam hoje sem indicar nomes de candidatos. O atual governador Ibaneis Rocha aparece em primeiro lugar nessa pesquisa com 21,3% das intenções de voto. Em segundo lugar com 17,3% atrás de Ibaneis está Arruda com 3,7%. Reguffe soma 3%, Rafael Parente possui 2,5%, Keka (0,5%), Rosilene Corrêa (0,2%), Winstan Lima (0,2%).
Essa pesquisa aponta que 53,8% dos eleitores do DF ainda não sabem em quem irão votar, 11% disseram votar branco ou nulo e 4% indicaram outros nomes.
Foram entrevistados 1.200 pessoas entre o período de 13/07 a 17/7. A metodologia usada é a pesquisa quantitativa , com aplicação de questionário estruturado, através de inquérito telefônico, junto a uma parcela representativa do eleitorado do DF.
A margem de erro é de 3% para mais ou para menos, considerando o nível de confiança de 95%.
A pesquisa foi registrada no Superior Tribunal Eleitoral (TSE) sob o número DF-02959/2022.
Fonte: 84Notícias