Autor radicado em Salvador chegar ao quadradinho para quatro atividades gratuitas, de 17 a 19 de março, incluindo bate-papos, performances e lançamento de livros
O militante, professor e escritor Nelson Maca, de Salvador, cumpre agenda presencial no Distrito Federal. De 17 a 19 de março, circula por espaços significativos em quatro cidades. Sua caminhada terá início na Ceilândia, passando, na sequência, por São Sebastião, Varjão e Taguatinga. Nos encontros, haverá bate-papos, lançamento de livros, leituras e recitais poéticos.
Em sua mochila-livraria, para esse tour no quadradinho, Maca carrega três livros de sua autoria, dois deles lançados durante a pandemia da covid-19: o romance Ani: Todos os Felas do Mundo, de julho passado, e o livro de contos Relatos da Guerra Preta ou Bahia Baixa Estação (2020). Ele também lança no DF o libreto Go Afrika, que reúne poemas que fazem parte de suas performances poéticas.
Todos os títulos trazem a negritude como elemento central. Os contos tratam do cotidiano tenso das comunidades negras de Salvador, na Bahia. O romance narra a trajetória de um astro da música negra desde sua infância, dentro de uma família ligada ao Candomblé, até o seu encontro com o Funk, o Jazz e outras vertentes da música negra internacional. Os poemas são de forte teor afro-político e foram reunidos na ocasião da participação do poeta no Festival Poetas d’Alma” de Maputo, Moçambique, em 2019.
A caminhada de Nelson Maca tem início no Teatro Newton Rossi – Sesc Ceilândia, na quinta-feira, dia 17/03, no projeto Papo de Quebrada, do RUAS – Rede Urbana de Ações Socioculturais. O evento é idealizado e apresentado por Max Maciel, que conduzirá a conversa, depois da intervenção livre do convidado. O Papo de Quebrada – Diálogos Periféricos é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF.
Na sexta-feira, 19/03, às 11h, Maca segue para o Varjão, a convite de educadores que trabalham com suas obras em escolas. A visita e respectivo encontro será no Centro Educacional São Francisco, mais conhecido como Chicão. Haverá interação com professores, professoras, alunas e alunos no auditório da instituição.
Também na sexta (19), às 19h, será a hora de conhecer a Casa Afrolatinas, no Varjão. O programa prevê lançamentos de livros, performances poéticas e bate-papos. A Casa Afrolatinas é uma Universidade Livre, central criativa, espaço de trocas, intercâmbios culturais e experimentação de tecnologias, criado pelo Instituto Afrolatinas com a proposta de ser um laboratório de inovação e impacto social que foca nas artes, na cultura e na educação como pilares para o desenvolvimento humano, social e econômico.
O quarto e último compromisso é em Taguatinga, na noite de sábado, 19, no espaço Caracas, Véi, idealizado e gerido pela poeta Meimei Bastos, anfitriã da noite. Sem dúvida, não faltará poesia falada, lançamento de livros e bate-papo.
Toda a programação tem entrada franca, bastando aos interessados respeitar o número máximo de pessoas permitido e o protocolo sanitário em vigor em cada comunidade, projeto e espaço visitado. No caso específico do Papo de Quebrada, há a necessidade de reservar, antecipadamente, o ingresso, no Sympla. (https://www.sympla.com.br/evento/papo-de-quebrada-20—nelson-maca-9/1502204)
MINI BIO – Nelson Maca – https://www.instagram.com/nelson_maca/
Nelson Maca é militante do movimento social negro, professor de literatura, escritor e performer. Fundador e articulador do coletivo Blackitude: Vozes Negras da Bahia, cria e produz eventos de formação, arte e cultura. Entre outros projetos seus, estão a Balada Literária da Bahia, Baile da Blackitude, Encontro Nacional de Literatura Divergente, Sarau Bem Black, Sarau Bem Legal (infantil) e Slam Lonan. Durante a Pandemia, realizou a Live Exu, a Oxalaive e duas edições da Balada Literária. Atualmente, apresenta as performances CandomBlackesia, com o Afro-Power Trio; Funkesia, com Mc Mano Teko (RJ); Na Rota da Rima (solo); e Tamborismo, com o mestre percussionista Jorjão Bafafé.
SERVIÇO – AGENDA:
17.03 – 19h – Papo de Quebrada – Sesc Ceilândia – Endereço: QNN 27, Lote B – n/a – Ceilândia/Distrito Federal
18.03 – 11h – Visita ao Chicão (Centro Educacional São Francisco) – Endereço: Rua 17, Lote 100, São Sebastião, Brasília/DF
18.03 – 19h – Casa Afrolatinas – Endereço: SHIN quadra 9, conjunto F, lote 16, Varjão, Brasília/DF
19.03 – 19h – Caracas, Véi – Taguatinga (19h) – Endereço: St. L Norte, EQNL 2/4, Bl. B – Taguatinga, Brasília/DF
Mais informações: 71 98627-3416 (Nelson Maca)