Publicidade
sexta-feira, 20 setembro 2024
Publicidade
HomeDistrito FederalNelson Maca realiza tour literário no Distrito Federal

Nelson Maca realiza tour literário no Distrito Federal

Autor radicado em Salvador chegar ao quadradinho para quatro atividades gratuitas, de 17 a 19 de março, incluindo bate-papos, performances e lançamento de livros

O militante, professor e escritor Nelson Maca, de Salvador, cumpre agenda presencial no Distrito Federal. De 17 a 19 de março, circula por espaços significativos em quatro cidades. Sua caminhada terá início na Ceilândia, passando, na sequência, por São Sebastião, Varjão e Taguatinga. Nos encontros, haverá bate-papos, lançamento de livros, leituras e recitais poéticos.

Em sua mochila-livraria, para esse tour no quadradinho, Maca carrega três livros de sua autoria, dois deles lançados durante a pandemia da covid-19: o romance Ani: Todos os Felas do Mundo, de julho passado, e o livro de contos Relatos da Guerra Preta ou Bahia Baixa Estação (2020). Ele também lança no DF o libreto Go Afrika, que reúne poemas que fazem parte de suas performances poéticas.

Todos os títulos trazem a negritude como elemento central. Os contos tratam do cotidiano tenso das comunidades negras de Salvador, na Bahia. O romance narra a trajetória de um astro da música negra desde sua infância, dentro de uma família ligada ao Candomblé, até o seu encontro com o Funk, o Jazz e outras vertentes da música negra internacional. Os poemas são de forte teor afro-político e foram reunidos na ocasião da participação do poeta no Festival Poetas d’Alma” de Maputo, Moçambique, em 2019.

A caminhada de Nelson Maca tem início no Teatro Newton Rossi – Sesc Ceilândia, na quinta-feira, dia 17/03, no projeto Papo de Quebrada, do  RUAS – Rede Urbana de Ações Socioculturais. O evento é idealizado e apresentado por Max Maciel, que conduzirá a conversa, depois da intervenção livre do convidado. O Papo de Quebrada – Diálogos Periféricos é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF.

Na sexta-feira, 19/03, às 11h, Maca segue para o Varjão, a convite de educadores que trabalham com suas obras em escolas. A visita e respectivo encontro será no Centro Educacional São Francisco, mais conhecido como Chicão. Haverá interação com professores, professoras, alunas e alunos no auditório da instituição.

Também na sexta (19), às 19h, será a hora de conhecer a Casa Afrolatinas, no Varjão. O programa prevê lançamentos de livros, performances poéticas e bate-papos. A Casa Afrolatinas é uma Universidade Livre, central criativa, espaço de trocas, intercâmbios culturais e experimentação de tecnologias, criado pelo Instituto Afrolatinas com a proposta de ser  um laboratório de inovação e impacto social que foca nas artes, na cultura e na educação como pilares para o desenvolvimento humano, social e econômico.

O quarto e último compromisso  é em Taguatinga, na noite de sábado, 19, no espaço Caracas, Véi, idealizado e gerido pela poeta Meimei Bastos, anfitriã da noite. Sem dúvida, não faltará poesia falada, lançamento de livros e bate-papo.

Toda a programação tem entrada franca, bastando aos interessados respeitar o número máximo de pessoas permitido e o protocolo sanitário em vigor em cada comunidade, projeto e espaço visitado. No caso específico do Papo de Quebrada, há a necessidade de reservar, antecipadamente, o ingresso, no Sympla. (https://www.sympla.com.br/evento/papo-de-quebrada-20—nelson-maca-9/1502204)

MINI BIO – Nelson Maca – https://www.instagram.com/nelson_maca/

Nelson Maca é militante do movimento social negro, professor de literatura, escritor e performer. Fundador e articulador do coletivo Blackitude: Vozes Negras da Bahia, cria e produz eventos de formação, arte e cultura. Entre outros projetos seus, estão a Balada Literária da Bahia, Baile da Blackitude, Encontro Nacional de Literatura Divergente, Sarau Bem Black, Sarau Bem Legal (infantil) e Slam Lonan. Durante a Pandemia, realizou a Live Exu, a Oxalaive e duas edições da Balada Literária. Atualmente, apresenta as performances CandomBlackesia, com o Afro-Power Trio; Funkesia, com Mc Mano Teko (RJ); Na Rota da Rima (solo); e Tamborismo, com o mestre percussionista Jorjão Bafafé.

SERVIÇO – AGENDA:

17.03 – 19h – Papo de Quebrada – Sesc Ceilândia – Endereço: QNN 27, Lote B – n/a – Ceilândia/Distrito Federal

18.03 – 11h – Visita ao Chicão (Centro Educacional São Francisco) – Endereço: Rua 17, Lote 100, São Sebastião, Brasília/DF

18.03 – 19h – Casa Afrolatinas – Endereço: SHIN quadra 9, conjunto F, lote 16, Varjão, Brasília/DF

19.03 – 19h – Caracas, Véi – Taguatinga (19h) – Endereço: St. L Norte, EQNL 2/4, Bl. B – Taguatinga, Brasília/DF

Mais informações: 71 98627-3416 (Nelson Maca)

 

Relacionados
Publicidade

Veja também

Redação 01 Notícias
Redação 01 Notíciashttp://zeroumnoticias.com.br
Portal Zero Um Notícias de Brasília, Goiás e Brasil.