Publicidade
sábado, 23 novembro 2024
Publicidade
HomeCulturaOrquestra Sinfônica faz apresentação para alunos da rede pública

Orquestra Sinfônica faz apresentação para alunos da rede pública

Publicidade

Uma manhã única para 250 alunos dos 6 aos 18 anos nesta terça-feira (11), com música de qualidade para os mais ‘atentos’ ouvidos. Dentro do projeto Concertos Didáticos, a meninada acompanhou uma apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro. E pôde conhecer um pouco mais sobre instrumentos, a afinação e apreciar a música clássica com um tom de ‘brasilidade’. O concerto foi no Teatro Plínio Marcos, antiga Funarte.

Os espectadores eram alunos das escolas Classe Santa Helena (Sobradinho), Parque 113/114 Sul, do Centro de Ensino Fundamental 316 (Santa Maria) e do Centro de Ensino Médio Escola Industrial de Taguatinga – o Cemeit. Um público animado que vibrou com clássicos como Asa Branca, de Luiz Gonzaga, e a trilha sonora do premiado filme Star Wars. Eles se somam agora aos mais de 5 mil estudantes da rede pública que já acompanharam uma apresentação da orquestra desde 2019, em uma parceria das secretarias de Cultura e Educação.

“Nosso objetivo é estimular a criança a desenvolver outras habilidades fora da sala de aula. E são momentos emocionantes para a maioria deles”, aponta a coordenadora de ações culturais da Educação Integral, Ilane Nogueira. “Pararam os concertos devido à pandemia, mas voltamos com força total. E já conseguimos alcançar escolas de todas as regiões administrativas”, completa ela, logo depois de ajudar professores a acomodarem a plateia.

Em sintonia com o público

Meninos como o pequeno Tiago Nascimento, 8 anos, morador da região da Rota do Cavalo e aluno do Santa Helena. Olhos atentos e a empolgação ao reconhecer a canção do Sítio do Picapau Amarelo eram notórios. “Foi minha primeira vez e achei muito legal. Os instrumentos pareciam de ouro”, arriscou ele, que curte canções de ninar. Ou Giovana Castelo Branco, 13, moradora de Santa Maria e praticante de flauta doce. “Amei a apresentação, nota dez. E admiro muito a harmonia deles, as músicas são lindas”, disse.

Os mais velhos também se encantaram. A jovem Geisilainy Abreu, aluna do 3º ano do ensino médio do Cemeit, contou ter revivido uma emoção que já havia sentido. “Tive a oportunidade de conhecer a orquestra quando era do tamanho desses meninos de 5 ou 6 anos. E hoje tive esse sentimento de nostalgia”, confessou. “Ainda quero aprender o violino e acho muito bacana ter um conjunto como esse em nosso ‘quadradinho’”, emendou, referindo-se ao Distrito Federal.

Para o maestro Claudio Cohen, titular da sinfônica, é impactante poder ensinar um pouco de música ao público infantojuvenil e, ao mesmo tempo, perceber a reação dele. “Eles ficam impactados com a força sonora da orquestra, se divertem. Nossa flautista até recebeu um desenho de uma aluna como homenagem”, ri. “Para nós, é um trabalho missionário poder tocar para tantos estudantes aqui da capital”, finaliza.

Apresentação no Dia das Crianças

Neste feriado do Dia das Crianças, quarta-feira (12), vem mais apresentação por aí. Em homenagem à data, o concerto começa às 10h30, o acesso é gratuito e por ordem de chegada, no mesmo local.

Relacionados
Publicidade

Veja também

Redação 01 Notícias
Redação 01 Notíciashttp://zeroumnoticias.com.br
Portal Zero Um Notícias de Brasília, Goiás e Brasil.